Foto: Getty Images
Áreas de instabilidade juntamente com o predomínio do ar quente e úmido no Brasil e a entrada de umidade vinda do oceano continuam influenciando o Sudeste brasileiro e contribui para a formação de nuvens carregadas com tempo muito severo por todo o estado do Rio de Janeiro.
Ponto de alagamento. Foto meramente ilustrativa, por Getty Images.
Nos últimos dias, a Região Norte Fluminense registrou valores extremos de precipitação. A chuva foi bastante volumosa em diversas áreas e causou inúmeros danos à população, como na cidade de Macaé -RJ, que foi uma das afetadas com os alagamentos e as inundações.
Ruas alagadas em Macaé-RJ. Foto: Willane Pereira de Barcelos, Macaé- RJ.
Dados do Cemaden indicam que no último dia 30 de novembro de 2022, a cidade registrou 151,2mm em apenas um dia - chegando a 192mm em entre 30/11 e 02/12. A média do acumulado de precipitação para todo o mês de novembro, segundo o INMET, varia em torno de 180mm a 220mm.
Carapebus-RJ, também foi um dos municípios que mais sofreu com as fortes chuvas. O prefeito decretou estado de calamidade pública nesta quinta-feira (1). Houve relatos de pessoas desabrigadas e até de vítimas na cidade, por consequência do grande volume de precipitação.
Fonte: Mídias Sociais, Prefeitura de Carapebus- RJ.
Final de semana ainda com chuva e potencial de alagamentos
Durante o fim de semana (03 e 04 de dezembro), mais chuva está prevista para o Rio de Janeiro. A temperatura elevada e a disponibilidade de umidade contribuem para o aumento das instabilidades e consequentemente, para a formação de nuvens de tempestade na maior parte do estado.
Amanhã (03), ainda fica em alerta para temporais o Norte Fluminense, com possibilidade de chuva forte e persistente acumulando volumes consideráveis de precipitação. Devido à frequência e intensidade da chuva, ainda há perigo de deslizamentos de terra, alagamentos e inundações.
Nas demais áreas do estado do Rio de Janeiro, também há previsão para chuva moderada a forte, com chance de descargas elétricas e fortes rajadas de vento.
Entre o domingo (04) e a segunda-feira (05), as pancadas de chuva fortes se espalham por todo o sul e interior do estado, podendo acontecer a qualquer momento do dia. No litoral norte, a chuva dá uma trégua e a previsão é para que ocorra de forma fraca e passageira.