Ar frio ganha força e RS terá longo período de dias congelantes

Alguns modelos meteorológicos indicam a possibilidade de neve e chuva congelada na próxima semana

5 jul 2024 - 19h06

Uma nova frente fria de origem polar deve chegar ao Brasil a partir do dia 12 de julho, intensificando a onda de frio que já atinge o Sul do país. A previsão é de queda ainda mais acentuada nas temperaturas, com possibilidade de geadas em todas as regiões sulinas, além do sul de São Paulo e áreas do Mato Grosso do Sul.

Foto: Freepik / Porto Alegre 24 horas

De acordo com o Climatempo, o avanço de uma alta pressão sobre o país, combinado com o ar frio polar, deve trazer temperaturas extremamente baixas, especialmente nas manhãs. Há inclusive a chance de geadas em Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul de São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul.

Publicidade

Alguns modelos meteorológicos indicam a possibilidade de neve e chuva congelada entre os dias 12 e 13 de julho. A neve poderá atingir áreas mais altas dos estados do Sul, com chance menor para a Campanha Gaúcha, mas a ocorrência destes fenômenos depende de condições atmosféricas muito específicas. As simulações ainda podem apresentar oscilações quanto à intensidade, área abrangente e data/hora dos fenômenos.

Alertas para este final de semana

A Defesa Civil do estado emitiu um alerta para baixas temperaturas, com possibilidade de valores negativos neste sábado (6) em algumas áreas do sul e centro do Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê um declínio severo das temperaturas entre sexta-feira (5) e domingo (7), com mínimas até 5°C abaixo do normal.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se