O Rio Grande do Sul se prepara para enfrentar um período de fortes chuvas e risco de inundações, com alerta emitido pela Defesa Civil para os próximos dias. Entre terça-feira (19) e quinta-feira (21), o estado deve registrar um volume de chuva significativo, com previsão de até 190 milímetros no Litoral Norte e até 100 milímetros em outras regiões.
A instabilidade atmosférica é causada por uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão no Paraguai e à umidade do Oceano Atlântico. As regiões mais atingidas devem ser a Fronteira Oeste, Região Central, Campanha e metade Norte do estado, com possibilidade de temporais isolados e ventos fortes.
A situação fica mais grave na quarta-feira (20), com chuvas intensas se espalhando por grande parte do território gaúcho. A Região Metropolitana, Serra e parte do Centro também devem registrar altos volumes de precipitação, com risco de inundações.
A Defesa Civil alerta para o risco de elevação rápida de pequenos cursos d'água, como córregos e arroios, especialmente no Litoral Norte, onde as bacias hidrográficas de Tramandaí e Mampituba podem ser afetadas. Enxurradas também são uma preocupação em áreas com chuvas intensas.
Em casos de emergência, os telefones 190 e 193, do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar, estão disponíveis.