'Bolha de calor' deve afetar MG, SP e RJ, e temperaturas podem chegar a 45 °C; confira

Devido ao aumento, chuva e temporais frequentes são aguardados em várias regiões do país

13 mar 2024 - 11h18
(atualizado às 12h22)
Resumo
O Brasil deve enfrentar recordes históricos de temperatura no final do verão de 2024 devido a uma 'bolha de calor' instalada no Norte da Argentina e Paraguai, afetando diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Diminuição das chuvas pode intensificar o calor em muitas áreas do País
Diminuição das chuvas pode intensificar o calor em muitas áreas do País
Foto: DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO / Estadão

O Brasil enfrentará uma onda de calor muito intensa nos próximos dias, que marcam o final do verão de 2024. De acordo com o MetSul, isso ocorrerá devido a uma 'bolha de calor' que chegará ao norte da Argentina e Paraguai, e ficará instalada, afetando vários estados do país. Entre eles estão Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. As temperaturas poderão chegar a 45 ºC. 

A temperatura é muito acima da média em parte do país, alcançando até 10ºC acima do que é normal para a estação, o que poderá acarretar em recordes históricos para março. Devido ao aumento, chuva e temporais frequentes são aguardados em várias regiões do Pais, sobretudo no Sul. 

Publicidade

Os estados mais impactados pelas temperaturas muito acima da média devem ser Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte de Goiás, grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A previsão é de que a onda de calor se estenda até o fim do verão, que ocorre pelo equinócio no dia 20 de março. 

Essa ‘bolha de calor’ ocorre com áreas de alta pressão que atuam como cúpulas de calor, prendendo ar muito quente. O Inmet emitiu alertas de ‘perigo’ e ‘perigo potencial’ nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste devido a chuvas que podem afetar o País. Essas características são definidas quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média durante ao menos 5 dias seguidos.

Previsão

Na cidade de São Paulo, o aumento da temperatura deixará o tempo firma, com chuva escassa. O calor deverá persistir praticamente até quase o final do verão, com dias seguidos de temperaturas de 35ºC ou acima.  

Várias regiões de minas também devem ser afetadas pela onda de calor. Em Belo Horizonte, entre os dias 15 e 20 de março, deve ser especialmente quente com precipitações muito menos frequentes. No estado do Rio de Janeiro, esse mesmo período deve ser de calor intenso a excessivo. A cidade do Rio enfrentará tardes de calor extremo para o mês, com máximas perto e acima dos 40ºC por vários dias. As noites também devem ser muito quentes na capital fluminense. 

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se