Setembro começou muito quente e seco no Brasil, além de muita fumaça espalhada por todas as regiões do país. Nesta quarta-feira, estas condições ainda vão predominar sobre o Brasil, mas a mudança na circulação de ventos sobre o Sul do Brasil traz chuva para os três estados desta Região.
Algumas áreas no Norte e no Nordeste continuam tendo pancadas de chuva.
Uma frente fria se afasta em alto mar, na altura do litoral da Bahia, e outra também se afasta do país na costa gaúcha. Estas frentes frias não têm mais potencial para alterar as condições do tempo no interior do Brasil.
Sol forte e ar seco predominam no Brasil (Foto: Getty Images)
Região Sul
Nesta quarta-feira, o tempo fica instável, com muita nebulosidade e condições para chuva em todas as áreas do Rio Grande do Sul, quase todo o estado de Santa Catarina e também no oeste e no sul do Paraná.
Quase todo o Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, fica em alerta para temporais. Na serra, no planalto e no noroeste gaúcho, em quase todas as áreas de Santa Catarina, no oeste e sul do Paraná ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde à noite, que podem ser moderadas a fortes.
O Vale do Itajaí e o litoral norte catarinense, as áreas ao centro, norte e leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba, continuam quentes e sem chuva, apesar do aumento de nebulosidade.
O norte e o noroeste do Paraná podem registrar níveis de umidade no ar abaixo dos 20%
Regiões Sudeste e Centro-Oeste
O tempo muito seco e quente vai continuar sendo observado nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste do país. Temperaturas acima dos 40°C devem voltar a ocorrer em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso. São Paulo e Minas Gerais continuam com calor em torno dos 39°C.
A fumaça continua espalhada sobre essas regiões escondendo o céu azul em muitas áreas e deixando o sol vermelho. Não há condições para chuva em nenhuma área do Sudeste ou do Centro-Oeste.
A umidade no ar muito baixa deixa o Centro-Oeste e muitas áreas no interior de São Paulo e em Minas Gerais em alerta máximo. A umidade relativa do ar pode ficar abaixo ou igual a 12% no centro, norte e oeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no Oeste de Minas Gerais, no Distrito Federal, em Goiás, em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul.
Atenção para a formação de nevoeiro ao amanhecer no Vale do Paraíba e no litoral norte de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro, incluindo a cidade do Rio.
Região Nordeste
O sol forte e o ar seco predominam sobre o Nordeste nesta quarta-feira
Só há previsão de algumas pancadas de chuva para a faixa litorânea, Zona da Mata e Agreste, entre a região de Salvador e Natal. Atenção para a chuva moderada no litoral de Sergipe.
Níveis de umidade no ar iguais ou abaixo a 20% devem ocorrer no sul do Maranhão, no centro-sul do Piauí e no Vale do São Francisco na Bahia. No oeste da Bahia, a umidade no ar pode ficar abaixo dos 12%.
Região Norte
A situação continua crítica na Região Norte do Brasil por causa da grande quantidade de focos de fogo e de fumaça que estão espalhadas sobre grande parte da região. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o estado do Pará lidera o ranking de focos de fogo neste início de setembro, com 3.104 focos. O estado do Amazonas está em terceiro lugar com 1070 focos.
A fumaça das queimadas continua prejudicando a visibilidade e o tráfego nos aeroportos e nas estradas da Região Norte.
Há previsão de pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite, no Amazonas, exceto no extremo sul e no leste do estado. Pancadas de chuva com raios também ocorrem em Roraima, no Noroeste do Pará, no centro-oeste do Amapá e no litoral do Pará.