O ciclone extratropical que se formou no Sul do Brasil na quarta-feira, 12 de julho, vai se afastando totalmente para alto-mar nesta sexta-feira, mas ainda deixa um pouco de nuvens carregadas no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As nuvens carregadas se dissipam no interior da Região Sul com a entrada de uma forte massa de ar frio, de origem polar.
A frente fria se formou junto com ciclone extratropical avança sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil e nesta sexta-feira chega ao sul da Bahia. Nuvens de chuva saem de São Paulo e de Mato Grosso do Sul e se espalham durante o dia sobre o Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais e Espírito Santo.
Ainda venta forte na costa do Sul e do Sudeste e o mar fica muito agitado.
A passagem da frente fria ajuda a formar nuvens carregadas em parte do Norte do Brasil.
Ciclone extratropical se afasta do Brasil e frio entra forte no centro-sul em 14/7/23
Previsão do tempo para o Brasil para 14/07/2023 sexta-feira
Região Sul
O ciclone extratropical se afasta da Região Sul no decorrer desta sexta-feira. Mesmo assim, rajadas de vento de 80 a 100 km/h ainda poderão ocorrer na madrugada e manhã no litoral da Região Sul.
As nuvens carregadas se afastam e a maioria das áreas da Região já terá sol, mas muito frio por causa da entrada de uma forte massa de ar frio de origem polar.
Ainda pode nevar ou ocorrer chuva congelada na madrugada nas áreas mais elevadas de serra do RS e SC e do planalto sul de SC
Com o frio intenso, o dia amanhece com geada na fronteira do RS com o Uruguai, norte de SC, todo o interior do PR.
Temperaturas negativas podem ocorrer nos três estados do Sul
Ainda pode chover com moderada a forte intensidade no leste do RS, incluindo Porto Alegre , no sul de SC e na Grande Florianópolis
Região Sudeste
Uma frente fria avança sobre o Sudeste e causa pancadas de chuva no Rio de Janeiro, na Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata Mineira, no Vale do Rio Doce e no Espírito Santo. No Sul de Minas e no norte de SP, chove um pouco na madrugada e pela manhã, mas depois a nebulosidade diminui e o sol predomina.
O mar fica muito agitado e tem previsão de ressaca no litoral de SP e RJ.
O restante do Sudeste ainda tem sol, algumas nuvens e calor para esta época do ano
Há risco de fortes rajadas de vento, que podem variar de 80 a 100 km/h no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro
Faz muito frio de manhã cedo em SP por causa da forte massa de ar frio de origem polar que chega ao estado nesta sexta. A sexta-feira amanhece com temperaturas um pouco abaixo dos 10°C na maioria das regiões paulistas.
Região Centro-Oeste
Sexta-feira com sol, algumas nuvens e sem chuva no Centro-Oeste. Mas depois de dias de calorão, o ar frio de origem polar vai causar acentuada queda da temperatura em Mato Grosso do Sul, no sul e sudoeste de Goiás e no centro-oeste e sul de Mato Grosso. Temperatura abaixo dos 5°C e geada são esperados ao amanhecer no sul de Mato Grosso do Sul
Região Nordeste
O ar seco predomina no Nordeste do Brasil e quase toda a Região tem um dia com poucas nuvens, muito sol e sem chuva.
Uma frente fria causa chuva a partir da tarde no litoral sul da Bahia
Algumas pancadas de chuva com raios podem acontecer a partir da tarde no litoral, oeste e no norte do Maranhão.
Pancadas de chuva fracas a moderadas devem ocorrer no litoral desde Fortaleza até Aracaju.
Região Norte
Sexta-feira é com sol forte no sul e leste do Pará, no Tocantins e em quase todo o estado de Rondônia.
Há previsão de pancadas de chuva com raios no norte de Rondônia e nas demais áreas da Região Norte, mas com a presença do sol.
A passagem do ar frio de origem polar provoca o fenômeno da friagem no Acre e em Rondônia e causa queda da temperatura
Alertas meteorológicos para 14/07/2023 sexta-feira
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Florianópolis, Rio de Janeiro, Vitória, Macapá e Boa Vista
Atenção para amanhecer muito frio: todo o Sul do Brasil, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro, Sul de Minas e centro-sul do Rio de Janeiro
Alerta de geada ao amanhecer: fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, norte de Santa Catarina, todo o interior do Paraná, sul de Mato Grosso do Sul.
Alerta para chance de precipitação invernal, incluindo neve: NOITE DE 13/7, QUINTA E MADRUGADA DE 14/7, SEXTA
Alerta para ventania, com rajadas de 80 a 100 km/h, principalmente na madrugada e manhã, litoral do RS, litoral sul de SC e Florianópolis
Atenção para chuva moderada a forte e com raios no litoral do Rio Grande do Sul, litoral sul de Santa Catarina e Grande Florianópolis, no litoral norte de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira, no Vale do Rio Doce, no Espírito Santo, no litoral sul da Bahia, no Amapá, noroeste do Pará, Roraima, no norte e centro-oeste do Amazonas e no Acre (exceto na região de Rio Branco).
Atenção para o ar seco com níveis de umidade entre 21% e 30% em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no centro, oeste, norte e nordeste de Mato Grosso do Sul, no oeste de Minas Gerais, no oeste da Bahia, no sertão de Pernambuco, sul do Ceará, interior do Piauí, no sul do Maranhão, Tocantins e sudeste do Pará.