Corumbá: a cidade com maior focos de incêndio do Brasil

A cidade de Mato Grosso do Sul está em 1º no ranking nacional

1 jul 2024 - 14h09

Texto por, Fábio Luengo - meteorologista da Climatempo

Nas últimas semanas têm sido notícia o aumento do número de queimadas no Pantanal. Até o dia 30 de junho são 3.538 focos registrados pelo satélite de referência do Inpe. 

Publicidade

O Pantanal brasileiro está localizado entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ambos os estados são mais secos e têm pouca chuva nesta época do ano, favorecendo, assim, o risco para focos de queimadas e de incêndio. Porém, o que estamos observando em 2024 é um clima mais quente e mais seco do que o normal, muito causada pelas mudanças climáticas.

Foto: Climatempo

Foto: Getty Images

Corumbá - a cidade campeã dos focos de incêndio

Quando analisamos os dados do Inpe percebemos alguns valores assustadores: Corumbá, em Mato Grosso do Sul, é a cidade do Brasil com o maior número de focos de incêndio registrado em todo o país, com 2.356 focos entre 1º de janeiro e 30 de junho; muito a frente da segunda colocada, Caracaraí em Roraima, com 886 focos.

Além disso, esse número de focos de incêndio em Corumbá representa 66% de todos os focos registrados em todo o Pantanal brasileiro.

Comparando com os valores de 2023, percebemos outro valor assustador: no ano passado inteiro a cidade sul-mato-grossense registrou 1.798 focos, ou seja, passamos um pouco mais da metade do ano de 2024 e a cidade já quase que duas vezes mais focos do que 2023 inteiro. Vale ressaltar ainda que os meses de agosto e de setembro são os meses que costumam ter mais focos de queimadas no Pantanal e em Mato Grosso do Sul por serem os meses mais secos.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações