Áreas de instabilidade que estão espalhadas sobre o Sul do Brasil, o Paraguai e o nordeste da Argentina vão se intensificar no decorrer desta quinta-feira, 2, com uma acentuada queda da pressão atmosférica sobre essas regiões. O intenso fluxo de ar quente e úmido vindo do Norte do Brasil para a Região Sul e o Paraguai acentua a queda da pressão do ar.
Ao longo desta quinta-feira, essas áreas de instabilidade vão se organizar com uma frente fria sobre o Sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul. O processo de formação destes dois sistemas forma nuvens muito carregadas, com potencial para provocar tempestades sobre o Sul do Brasil.
O ar quente e úmido predomina sobre o país e outras nuvens carregadas crescem no Sudeste, no Centro-Oeste, no Norte e também na Região Nordeste.
Previsão do tempo para o Brasil para 02/11/2023 - quinta-feira
Região Sul
Áreas de instabilidade que ganham força e se expandem sobre o Sul do Brasil, vão se organizar como uma frente fria e um ciclone extratropical no decorrer do dia. Nuvens bastante carregadas se espalham sobre a Região Sul e vão provocar temporais no decorrer do dia nos três estados.
No centro-norte e noroeste do Paraná, ainda ocorrem períodos com sol entre muitas nuvens, mas há condições para chuva e raios a qualquer momento.
No leste do Paraná (inclui Curitiba), sul e oeste do Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o dia é nublado, com muitas pancadas de chuva ao longo do dia.
Há risco de temporais nos três estados do sul do Brasil. A chuva mais volumosa está sendo esperada para o centro-oeste Norte do Rio Grande do Sul, para a região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no centro-oeste catarinense e no oeste sul do Paraná
Região Sudeste
O ar quente e úmido predomina sobre a Região Sudeste e nuvens carregadas crescem por toda a Região. Uma área de baixa pressão atmosférica fica sobre o oceano, perto do litoral do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Há risco de chuva forte em Minas Gerais e nas áreas paulistas que fazem divisa com Minas, Mato Grosso do Sul e Paraná.
No Espírito Santo, na Zona da Mata Mineira, no Vale do Rio Doce e no estado do Rio de Janeiro, ocorrem períodos com o sol entre muitas nuvens e pode chover a qualquer hora. A chuva é moderada no interior fluminense e na Zona da Mata mineira, mas pode ser forte em áreas capixabas.
Em São Paulo e nas demais regiões de Minas Gerais, o sol aparece desde cedo, junto de algumas nuvens, e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.
Região Centro-Oeste
O ar quente úmido predomina sobre o Centro-Oeste e nuvens carregadas crescem sobre quase toda a Região.
No centro, oeste e norte de Mato Grosso, o sol aparece o dia todo e algumas nuvens crescem durante o dia, mas a possibilidade de chuva é pequena.
No sul e centro-leste de Mato Grosso, no Distrito Federal e em Goiás, o sol aparece em grande parte do dia e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte em Goiás e no Distrito Federal.
O risco de temporais é maior em Mato Grosso do Sul por causa da proximidade com um centro de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai. Só não deve chover na região de Corumbá.
O sul de Mato Grosso do Sul tem chuva a qualquer hora e o restante do estado terá pancadas a partir da tarde. Há risco de chuva forte em todo o estado.
Região Nordeste
O ar úmido se espalhou sobre o Nordeste do Brasil e nuvens carregadas voltaram a se espalhar por quase toda a região provocando pancadas de chuva.
Só não deve chover na pequena área de divisa do Piauí com o Ceará, no interior cearense, no interior do Rio Grande do Norte e da Paraíba e nas áreas de Agreste e norte de Pernambuco.
O sol aparece forte no decorrer do dia em todos os estados. Pode chover rapidamente no norte e litoral do Maranhão, nas áreas litorâneas desde o Ceará até o sul da Bahia e no sul da Bahia.
Pancadas de chuva com raios, que podem ser fortes, podem ocorrer à tarde ou à noite no interior da Bahia, em Teresina e no interior do Piauí e no interior do Maranhão, mas o sol aparece forte.
Região Norte
Ar seco e ar úmido predomina sobre a Região Norte e nuvens carregadas crescem em quase toda a Região.
No interior do Amapá, no sul de Roraima, no leste de Amazonas, no sul de Rondônia, no centro, oeste e sul do Pará o sol aparece forte ao longo do dia, algumas nuvens crescem, mas a possibilidade de chuva pequena. Algumas pancadas de chuva podem ocorrer no litoral do Amapá.
As demais áreas da Região Norte têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte no centro, oeste e sul do Amazonas, Acre e Rondônia.
Alertas meteorológicos para 02/11/2023 - quinta-feira
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Porto Velho e Belém
Aviso especial: perigo de temporais e chuva volumosa no oeste sul do Paraná, no centro-oeste na região serrana de Santa Catarina, na serra no norte centro-oeste do Rio Grande do Sul. Essas áreas podem ter rajadas de Vento de até 80 km/h.
Alerta para temporais, com rajadas de ventos de até 80 km/h no noroeste e centro do Paraná, no sul e leste de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, no sul e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre
Atenção para chuva moderada forte, com raios e rajadas de vento de até 70 km/h, na divisa de São Paulo com o Paraná e com o Mato Grosso do Sul, no norte de São Paulo, em Minas Gerais exceto no sul e na Zona da Mata, no centro e norte do Espírito Santo, no centro, oeste, sul e leste de Mato Grosso do Sul, em Minas Gerais, exceto na zona da Mata, no Vale do Rio Doce,
Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento com at[e 70 km/h na divisa de São Paulo com o Paraná e o Mato Grosso do Sul, no norte de São Paulo, em Minas Gerais, exceto no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira, no Espírito Santo, em Goiás (exceto no sudoeste do estado), no Distrito Federal,em Rondônia, no oeste do Acre, no centro-oeste e do Amazonas, no Tocantins, exceto no extremo norte do estado, no extremo sul do Maranhão, no centro-sul do Piauí, no interior da Bahia e sertão de Pernambuco.
Atenção para o ar muito seco com níveis de umidade entre 21% e 30% no sertão da Paraíba, no interior do Ceará.