A grande e forte frente fria que avançou sobre o Brasil está agora entre a Bahia, o Tocantins, Minas Gerais e Espírito Santo. Nuvens bastante carregadas crescem nesses estados e ainda há uma grande quantidade de nebulosidade e chuva desta frente fria espalhada sobre as outras áreas do Nordeste, da Região Norte, em parte do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.
Áreas de instabilidade associadas a essa frente fria ainda provocam muita chuva na área litorânea entre São Paulo e o Rio de Janeiro.
A região de Bertioga, no litoral paulista, acumulou 121 MM em 24 horas, entre 1 hora da madrugada do dia primeiro e 1 hora do dia 2 de novembro.
Volumes de chuva acima de 100 mm em 24 horas também foram observados em áreas do Pará, na cidade do Rio de Janeiro e na região serrana fluminense.
A intensa massa de ar frio de origem polar que veio com esta frente fria causa temperaturas excepcionalmente baixas para novembro nos estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas.
Esse ar frio persiste sobre o país até o final desta semana.
Porto Alegre (RS), por Nelson Moreira em 1/11/2022
Previsão do tempo para 02/11/2022 - quarta-feira
O feriado de Finados é muito frio em todo o Sul do Brasil. O sol aparece forte na maioria das áreas. O frio intenso ao amanhecer provoca geada em todo o norte e oeste do Rio Grande do Sul, no centro-oeste de Santa Catarina, nas áreas serranas gaúcha e catarinense e também no sul do Paraná. A Grande Curitiba tem um dia nublado, muito frio e com garoa. Ainda chove entre o litoral norte do Rio Grande do Sul e a região de Florianópolis. O tempo fica chuvoso no litoral do Paraná.
Na Região Sudeste, o feriado de Finados é com predomínio de céu nublado e chuva. O sol aparece na maior parte do dia apenas no extremo oeste do estado de São Paulo. No centro-norte de São Paulo e no Triângulo Mineiro ocorrem apenas chuviscos. Esta quarta-feira é de alerta para chuva forte e volumosa no litoral de São Paulo, em todo o estado do Rio, no Espírito Santo e também no centro, leste e norte de Minas Gerais.
Para a Região Centro-Oeste do Brasil, a previsão é de sol e baixas temperaturas em Mato Grosso do Sul e na maioria das áreas de Mato Grosso. Mesmo com o sol, a temperatura não sobe muito, como seria normal em novembro, por causa da forte massa de ar frio de origem polar que está atuando sobre o Brasil. Há risco de chuva forte no Distrito Federal e no norte e leste de Goiás. Em Goiânia e no centro-sul de Goiás, o dia é com predomínio de céu nublado, mas apenas com chuviscos. A temperatura também fica amena em Goiás e no Distrito Federal por causa da presença do ar polar.
Para a Região Norte do Brasil, a situação é de alerta para muita chuva sobre o Tocantins e também sobre o Pará, por causa da forte grande frente fria que está atuando nesses estados. Há risco de fortes pancadas de chuva também sobre o norte do Amazonas e em Roraima. Pancadas de chuva ocorrem sobre o Amapá, mas o sol aparece forte. No centro- sul do Amazonas, no Acre e em Rondônia, o sol aparece entre muitas nuvens nesta quarta-feira, faz frio ao amanhecer e a temperatura fica amena no decorrer do dia.
Na Região Nordeste, a presença da grande frente fria sobre a Bahia provoca muita chuva no decorrer do dia. Tem risco de chuva forte em todas as áreas da Bahia e também no sul do Piauí e do Maranhão.
O sol e o tempo seco predominam apenas no Rio Grande do Norte, no centro e leste da Paraíba, no leste de Pernambuco e no centro-leste e oeste do Ceará. As demais áreas do Nordeste tem pancadas de chuva e períodos com sol.
Alertas meteorológicos para 02/11/2022 - quarta-feira
Atenção para chuva forte nas capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Palmas.
Alerta para geada ao amanhecer na serra, no norte e oeste do Rio Grande do Sul, na serra e no centro-oeste de Santa Catarina e no sul do Paraná
Perigo de temporal no Espírito Santo, no norte e leste de Minas Gerais, incluindo o vale do Rio doce o vale do Jequitinhonha, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, no sudoeste e sul da Bahia
Perigo de chuva forte e volumosa na faixa litorânea entre a Baixada Santista (SP) e a região dos Lagos (RJ) e na região serrana do Rio de Janeiro.
Alerta para temporais no Distrito Federal, no norte de Goiás, no Tocantins, no centro-leste e centro-oeste do Pará, no nordeste e no noroeste do Amazonas, no sul e oeste de Roraima, no noroeste e oeste da Bahia , no sul do Maranhão e do Piauí.
Alerta para chuva moderada a forte no no vale do Paraíba, em São Paulo, e no litoral sul paulista, na Zona da Mata mineira, na Grande Belo Horizonte, no médio Paraíba e no norte do estado do Rio de Janeiro
Atenção para a chuva moderada no Vale do Ribeira, em São Paulo, na Grande São Paulo e no centro-norte do estado de São Paulo, no Recôncavo Baiano no litoral norte da Bahia, em Sergipe, no interior de Alagoas e no agreste de Pernambuco, no sertão da Bahia, na Chapada Diamantina e região de Ilhéus, no sertão de Pernambuco, no centro do Piauí, no centro-oeste do Maranhão, no norte do Pará, no Amapá, no norte Leste de Roraima.
Atenção para o ar muito seco, com nível de umidade entre 21 e 30% no centro sul e oeste da Bahia. No oeste e sul de Mato Grosso do Sul, na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia