A Zona de Convergência Intertropical vem atuando sobre o Norte do país nas últimas semanas e ajudou a formação de nuvens carregadas sobre grande parte da Região Norte. Este sistema não influencia o Acre e nem Rondônia, mas mesmo assim, estes estados tiveram fortes pancadas de chuva em maio.
Desde o início de maio até esta sexta-feira (12), Rio Branco registrou de 86 mm a 90 mm de chuva, sendo que média normal para o mês é de aproximadamente 99 mm. Em Rondônia o volume foi menor, a metade sul do estado não recebeu chuva, e na metade norte variou de 10 a 50mm (figura 1).
Figura 1: Chuva acumulada desde o início de maio até 12/05 no Norte do Brasil
Massa de ar seco
Uma massa de ar seco ganha força sobre o Acre e Rondônia no fim de semana, diminuindo a nebulosidade e as condições para chuva.
A partir deste sábado, 13 de maio, a expectativa é que o sol volte a aparecer de maneira integral sobre o Rondônia e no sul do Acre. No domingo, essa massa de ar seco deve prevalecer sobre ambos e assim permanece até terça-feira. Pode haver uma variação na nebulosidade, mas não há previsão de chuva para esses locais (figura 2).
Figura 2: Previsão do acumulado de chuva entre os dias 13/05 - 17/05 no Norte do Brasil