As instabilidades pelo Brasil no domingo se devem pela influência de um corredor de umidade da Região Norte até São Paulo, Espírito Santo e o sul da Bahia, além do calor e a Alta da Bolívia.
Vale ressaltar que a Alta da Bolívia é um sistema típico do verão da América do Sul - sendo uma área de alta pressão atmosférica, onde o centro fica geralmente sobre a Bolívia e com sua circulação no sentido anti-horário, ajudando na formação de nuvens carregadas pelo país.
Já nas faixas leste e norte do Brasil, os ventos úmidos que sopram do mar para o continente ajudam na formação de instabilidades, além disso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próximo ao Amapá, reforça as nuvens carregadas em parte do Norte do país.
Previsão do tempo para o domingo - 11/12/2022
Região Sul: neste domingo, as instabilidades acontecem nos três estados do Sul do Brasil, e a chuva já pode começar forte pelo centro oeste do Paraná, mas ganhará força e se espalhará, a partir da tarde, por todo o Paraná, Santa Catarina e noroeste e norte do Rio Grande do Sul. Antes da chuva nessas áreas, ainda há condições para muito calor e um dia ensolarado. Por outro lado, do centro ao sul do Rio Grande do Sul, tempo seco, com calorão e umidade abaixo dos 30% no meio da tarde.
Região Sudeste: Destaque para o calor que ganha espaço no estado de SP e do RJ neste domingo, com chance de chuva irregular e passageira, mas que podem ser moderadas a fortes, com risco inclusive de temporais isolados, entre Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e no noroeste de São Paulo, além do triângulo mineiro ao norte e oeste de Minas. As pancadas de chuva também são fortes no oeste e norte do Espírito Santo. Tempo firme apenas na região das Baixadas Litorâneas, que fica no estado Fluminense.
Centro-Oeste: neste domingo, o tempo será instável em todos os estados e no Distrito Federal. O sol e calor prevalece pela manhã e início da tarde em boa parte dessas áreas, mas a chuva vem em forma de temporais em todas essas áreas, sendo com mais intensidade a partir da tarde. Atenção aos acumulados mais elevados e temporais mais intensos sobre o centro sul e leste do Mato Grosso do Sul, boa parte do Mato Grosso e Goiás e no Distrito Federal.
Nordeste: Tempo firme apenas no sertão nordestino, como do extremo norte da Bahia até o oeste e centro do Rio Grande do Norte. E nessas áreas, o sol aparece mais e a umidade do ar cai bastante. Já as pancadas de chuva que são breves e passageiras, com volumes mais baixos, estão previstas do leste da Bahia até o leste do Piauí e norte do Ceará. Porém, atenção do Maranhão ao oeste e sudeste da Bahia, como no centro sul do Piauí, a chuva vem ao longo do dia, em forma de pancadas moderadas a fortes, sendo que os temporais ficam concentrados mais no oeste e sudoeste baiano, com acumulados pontualmente altos.
Região Norte: a chuva aumenta em todos os estados, com risco para temporais no Acre, Rondônia, sul e sudoeste do Amazonas e sul do Tocantins, mas nas demais áreas e estados, ainda há risco para chuva moderada a forte, com rajadas de vento e raios. Destacam-se os acumulados de chuva mais altos sobre o norte do Amapá, no Acre e pontos do sul de Rondônia e norte do Amazonas e do Pará. Mesmo com o tempo instável, o calor continua em toda a Região.
Alertas meteorológicos para 11/12/2022 - domingo
Atenção para o risco de chuva forte a temporais nas capitais Rio Branco, Porto Velho, Manaus, Boa Vista, Macapá, Palmas, Belém, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, São Paulo e Belo Horizonte.
Alerta para temporais no noroeste e norte do Rio Grande do Sul, no centro oeste, sul e norte do Paraná, no centro oeste e nordeste de Santa Catarina, no noroeste e parte do norte de São Paulo, entre o Vale do Paraíba (SP), Médio Paraíba, centro sul, região serrana (RJ) e no sul e zona da mata mineira, no Triângulo Mineiro, oeste e norte de Minas Gerais, em Goiás, no Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul do Tocantins, em Rondônia, no Acre, no sul e sudoeste do Amazonas, no sudoeste da Bahia.
Atenção para chuva moderada forte, com ventos por vezes fortes e raios no leste do Paraná (região metropolitana de Curitiba e litoral), no sudeste de Santa Catarina (serra e Florianópolis), no nordeste e serra do Rio Grande do Sul, em grande parte do estado de São Paulo (das regiões de Ourinhos e Vale do Ribeira até Franca e Vale do Paraíba, passando pelas regiões de Sorocaba, metropolitana de São Paulo, Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto), em Minas Gerais (desde parte do Sul até o leste e nordeste do estado, passando por Belo Horizonte), no oeste até o nordeste do Rio de Janeiro, todo o oeste, e parte do sul e norte do Espírito Santo, do sudeste até o noroeste e parte do oeste da Bahia, no centro sul do Maranhão e do Piauí, no centro norte do Tocantins, no Pará, Amapá, Roraima, e em boa parte do Amazonas.
Onde há condições para temporais e pancadas de chuva moderadas a fortes, as rajadas de vento ficam entre 50 a 70km/h na média, mas que podem superar esse valor.
Ventos constantes no domingo, de 40 a 50km/h, no sul e leste do Rio Grande do Sul, e do norte do Maranhão até o norte do Rio Grande do Norte, passando pelo norte do Piauí e do Ceará.
Condição para granizo no domingo (11) no noroeste e norte do Rio Grande do Sul, sobre Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, sobre Goiás, e no Distrito Federal.
Os acumulados de chuva mais elevados no domingo (10) com risco para mais danos são: em Goiás, no Distrito Federal, entre Minas Gerais e Bahia, no sul e zona da mata mineira, no Paraná, no Mato Grosso do Sul, no oeste e norte de Santa Catarina, em pontos do estado de São Paulo e em boa parte do Mato Grosso, além do Espírito Santo e norte do Amapá.
Atenção para o ar seco e calor no oeste e centro sul do Rio Grande do Sul, com níveis de umidade do ar entre 9% e 30% na média. Calor e umidade entre 12 e 30% do sul e sudoeste do Rio Grande do Norte até o extremo norte da Bahia, oeste de Sergipe e Alagoas, centro de Pernambuco e no centro oeste da Paraíba e sudeste do Ceará.