O trigo gaúcho em sua maioria (56%)se encontra na fase final do desenvolvimento vegetativo. Nos campos, há trigo em fase de floração (30% ) e 14%, em formação de grãos. No campo, especialmente nas lavouras que receberam manejo técnico apropriado, a área foliar e a estatura das plantas apresenta bom desenvolvimento.
Foto: Ana Munareto - São Miguel das Missões - RS
Em algumas áreas do Estado, a recorrência de nebulosidade causada pela dispersão de fumaça das queimadas na Região Amazônica reduziu a incidência de luz solar sobre as lavouras, diminuindo o efeito positivo de insolação no desenvolvimento das plantas.
De acordo com levantamento da Emater/Ascar-RS, as geadas ocorridas nos dias 25, 26 e 27 de Agosto causaram apenas danos pontuais nas lavouras do Estado, que ainda estão em processo de avaliação. Ainda de acordo com a instituição, a área cultivada, é de 1.312.488 hectares, e a produtividade prevista está em 3.100 kg/ha.
Previsão do tempo para os próximos dias no Rio Grande do Sul
Neste sábado (07/09), a passagem de uma frente fria favorece a ocorrência de pancadas de chuva no sul gaúcho. Nas demais áreas do estado, o tempo permanece firme, sem previsão de chuva.
No domingo (08/09), o sol aparece , a temperatura sobe e não chove no norte do estado. Nas demais áreas gaúchas, tempo instável com chuva no oeste, centro e sul do estado, região da Campanha e nas áreas de Vales. Não há risco de temporal.
Na segunda-feira (09/09), uma nova frente fria avança no estado. Chove novamente na região da Campanha, Vales, sul e região metropolitana. No sul doestado, o alerta é para temporal, segundo os meteorologistas da Climatempo.
No oeste e na região central do estado do Rio Grande do Sul, a previsão é de pancadas de chuva isoladas.