O próximo fim de semana é de eleições no Brasil. No domingo, 6 de outubro, a população brasileira vai às urnas para eleger novos prefeitos e vereadores nos municípios do país.
As condições do tempo podem causar alguns transtornos para a população causando atrasos na chegada aos locais de votação e até mesmo exigindo intervenções drásticas do governo federal, em caso de desastres climáticos, com enchentes ou ventanias.
O Brasil ainda estará dentro de uma onda de calor neste fim de semana de eleições, o que vai manter as temperaturas bastante elevadas pelo interior do país. A passagem de duas frentes frias vai aumentar a nebulosidade e provocar um pouco de chuva nas áreas próximas ao litoral do Sul, do Sudeste e de parte do Nordeste. O calor e o ar úmido estimulam a ocorrência de pancadas de chuva em vários locais do Norte do Brasil.
O sol forte e o tempo seco vão predominar neste fim de semana de eleições no Brasil. O protetor solar, uma garrafinha de água, a sombrinha e até mesmo algum alimento poderão ser úteis caso tenha que enfrentar filas nos locais de votação.
Sol e calor predominam no Brasil no fim de semana de eleições 2024 (Foto: Getty Images)
Sábado, 5 de outubro
O sol e o calor predominam no Brasil no sábado, 5 de outubro de 2024. Calor de 37°C a 42°C é esperado no Centro-Oeste, no TO, sertão do Nordeste, interior do MA, PI, oeste da BA. Temperaturas de 35°C a quase 40°C poderão ocorrer no centro-oeste e norte de SP e de MG. O dia será com tempo seco e quente nas capitais Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Palmas, Teresina, São Luis, Fortaleza e Natal.
A presença de ar frio de origem polar deixa a temperatura amena no Sul do Brasil. Faz um friozinho nas capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.
A região da cidade de São Paulo passa o sábado com muitas nuvens, períodos com sol à tarde e temperatura amena. Pode chuviscar de manhã.
Há previsão de muitas nuvens e condições para chuva fraca no litoral de SC, do PR, de SP, nos estados do RJ e do ES. O sul da Bahia pode ter chuva moderada. Deve chover um pouco nas capitais Rio de Janeiro e Vitória. As duas capitais terão temperatura amena no sábado. Essa chuva é reflexo da passagem de uma frente fria que no sábado estará chegando ao sul da Bahia. Belo Horizonte não terá chuva por causa desta frente fria, mas períodos com sol e algumas nuvens.
Pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite em vários locais dos estados de RO, AC, AM, RR e PA. Estas pancadas podem ser moderadas a fortes, mas de curta duração, inclusive nas capitais Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista.
Pancadas de chuva passageiras poderão ocorrer na região de Salvador, Maceió, Aracaju, Recife e João Pessoa.
Calor aumenta no domingo de eleições
Durante o domingo de eleições, 6 de outubro, o sol e o tempo seco vão predominar no país. A população do Centro-Oeste, do TO, do interior do Nordeste, do centro, oeste e norte de SP e de MG volta a enfrentar temperaturas entre 37°C e pouco mais de 40°C.
O domingo de eleições será muito quente e sem expectativa de chuva nas capitais Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Palmas e Teresina.
Algumas pancadas de chuva com raios devem ocorrer à tarde e à noite no sul do MS, oeste e norte de MT, nos estados de RO, AC, AM, RR, PA e AP. A chuva que ocorrer poderá ser moderada a forte, em alguns locais, mas com curta duração, não devendo causar transtornos para a população.
As capitais Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Belém e Macapá poderão contar com predomínio de sol pela manhã e no começo da tarde. As pancadas de chuva são mais prováveis a partir do meio da tarde.
Sudeste com predomínio de sol
Para a região Sudeste, a previsão é de predomínio de sol e calor no domingo de eleições. As áreas litorâneas terão períodos com muitas nuvens, especialmente pela manhã, mas a chance de chuva é baixa.
O domingo de eleições será com sol, algumas nuvens e calor em Belo Horizonte e em São Paulo. No Rio de Janeiro, o sol aparece na maior parte do dia, sempre junto de um pouco de nuvens. Vitória terá períodos com sol e muitas nuvens, mas a chance de chuva é baixa.
Risco de pancadas de chuva aumenta em parte da região Sul
Uma nova frente fria avança rapidamente sobre o Sul do Brasil no domingo de eleições e por isso a nebulosidade e as condições para chuva aumentam em algumas áreas.
O sol e o tempo seco vão predominar na maior parte do dia nos estados da Região Sul, porém, durante a tarde e à noite, pancadas de chuva com raios poderão ocorrer no oeste dos estados, em áreas próximas da fronteira com o Paraguai e a Argentina. Há risco de chuva moderada a forte.
Nas capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, o sol aparece na maior parte do dia, mas deve ocorrer aumento da quantidade de nuvens no decorrer da tarde e à noite. Porém, a chance de chuva é baixa. A temperatura sobe em relação ao sábado e a sensação de calor predomina no decorrer do dia.