Rio Grande do Sul segue sob alerta devido as baixas temperaturas

Madrugada de domingo registrou a menor temperatura do ano

30 jun 2024 - 09h24

O Rio Grande do Sul e parte do estado de Santa Catarina seguem sob alerta laranja, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), devido a onda de frio que atinge a região, com grau de severidade de perigo. Este alerta é válido até 2 de julho. Durante este período, as temperaturas podem cair até 5°C abaixo da média, representando um risco significativo para a saúde.

Foto: Andrea Acosta / Porto Alegre 24 horas

O domingo será mais um dia de muito frio. Durante a madrugada foi registrada a menor temperatura do ano em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, onde os termômetros marcaram mínima de -4,1ºC, com sensação térmica de -7°C, de acordo com estação do Inmet. Em Porto Alegre o dia será de sol, com poucas nuvens, e a temperatura não deve passar dos 13°C.

Publicidade

A semana começa ainda com muito frio no território gaúcho. Na segunda-feira (01) as mínimas serão de -2°C a 1°C na Serra e Sul, e entre 1°C e 4°C nas demais áreas, persistindo a condição de geada. As máximas variam de 9°C e 15°C. Na terça-feira (02) de manhã, mínimas de 0-5°C, com possibilidade de geada no Oeste, Campanha, Sul, Vales e Serra. As máximas variam entre 13°C e 17°C na maioria das regiões. Na quarta-feira (03), o frio predomina, com mínimas entre 1°C e 8°C e máximas de 13°C e 19°C.

A Defesa Civil orienta alguns cuidados à população durante as temperaturas mais baixas, especialmente com pessoas vulneráveis: enfermos, idosos, crianças, pessoas em situação de rua. É aconselhável manter-se agasalhado, evitar locais fechados (com pouca ventilação) ou locais com muita circulação de pessoas. Também é necessário redobrar a higienização das mãos e beber bastante água. Quando as noites apresentarem temperaturas muito baixas, é recomendado abrigar animais domésticos.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se