Julho, o segundo mês do inverno climático, começa nesta segunda-feira (1º) marcado por contrastes entre o frio intenso e a estiagem. Apesar das temperaturas médias do mês serem superiores à média histórica, o início do inverno será rigoroso, especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com mínimas baixas e amplas geadas.
Em relação às precipitações, o Rio Grande do Sul se destacará como o estado com maior índice de chuvas na região Sul. No entanto, de acordo com a Metsul Meteorologia, o volume será menor do que nos meses de abril, maio e junho. A média de precipitações no estado deve ficar próxima ou abaixo da histórica, com algumas exceções de aumento em áreas pontuais.
Apesar de julho começar com dias muito frios, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde as mínimas serão bastante baixas, as temperaturas médias do mês deverão ser superiores à média histórica. A primeira quinzena de julho terá muitas noites geladas e dias de frio intenso, com ampla formação de geada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Na segunda metade do mês, espera-se uma maior alternância entre dias frios e mais quentes, com a possibilidade de um centro de baixa pressão provocando eventos de frio. No entanto, essa segunda quinzena não será tão fria em média. A alternância entre ar quente e frio aumenta o risco de temporais.