A forte massa de ar frio que avançou sobre o país nestes últimos dias provocou uma queda bem significativa nas temperaturas no estado de São Paulo. Várias cidades do estado começaram o domingo com temperaturas baixas.
A cidade de São Paulo amanheceu fria com apenas 7,0 °C de mínima registrada na estação convencional do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. Não víamos uma temperatura tão baixa para um mês de agosto desde 2011, quando os termômetros registraram a mesma média de temperatura mínima.
Foto: São Paulo (SP), por Stefanie Tozzo
De acordo com os dados das estações automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, amanheceu ainda mais gelado na zona sul da capital paulista com apenas 4,3 °C em Marsilac!
Temperatura negativa
A temperatura surpreendeu em Campos do Jordão neste começo de domingo (11), com −2,3 °C pelo INMET, dentro da cidade, tivemos −3,7 °C registrados na Vila Inglesa, em estações não oficiais.
As mínimas ficaram bem baixas em outras regiões do estado - com mínima de 0,9 °C em Ituverava, 0,3 °C em Terra Roxa, 1,0 °C em Guaíra, dentre outros inúmeros registros entre 1 e 3 °C.
Frio continua esta semana
Um ciclone extratropical em alto mar dá origem a uma nova frente fria que traz uma nova massa de ar polar sobre o centro-sul do Brasil. Esse sistema, por se deslocar bem distante sobre o oceano, não deve levar condições para chuva sobre o continente. Diante deste cenário, haverá o reforço na circulação de ar frio para o estado de São Paulo.
A capital paulista vai amanhecer bem gelada nesta segunda-feira (12), com mínima prevista de 8 °C e a máxima não deve passar ainda dos 19 °C. As temperaturas mínimas também vão ficar baixas em várias cidades do interior e nas regiões do Vale do Ribeira, Paraíba e na Mantiqueira.
Possibilidade de recorde na quarta
Na terça (13) e na quarta (14), a cidade de São Paulo, pode registrar um novo recorde de menor mínima do ano, com previsão de apenas 6 °C para a manhã dos dois dias. A cidade de Campos do Jordão, pode amanhecer com 2 °C na terça e 3 °C na quarta, com chance de geada.
As temperaturas vão voltar a subir de maneira gradual durante as tardes nos próximos dias, mas o frio mais intenso deve perder força apenas no final da semana.