O temporal que caiu sobre a cidade de São Paulo no começo da noite desta, 11 de Outubro, veio com chuva forte e rajadas de vento que superaram 100 km/h. A chuva forte em pouco tempo causou alagamentos e a ventania causou destelhamentos e arrancou parte da cobertura do Shopping SP Marketing, na zona sul da cidade.
São Paulo/Jardim Jabaquara, por Allef Matos, 11-10-24: destruição por ventania de mais de 100 km/h
Foi justamente na zona sul da capital paulista onde foram registradas as rajadas de vento mais intensas. O Instituto Nacional de Meteorologia mediu até 108 km/h por hora na região de Interlagos. Porém, pelos estragos observados nos diversos vídeos que circularam rapidamente pelas redes sociais, é que as rajadas de vento tenham superado este valor em alguns locais da zona sul da cidade.
As imagens abaixo são reproduções de vídeos feitos pelo meteorologista da Climatempo Allef Matos, que presenciou os estragos na região do Jardim Jabaquara.
São Paulo/Jardim Jabaquara por Allef Matos, 11-10-24: destruição causada por ventania de mais de 100 km/h
O que provocou o temporal?
O temporal na região da grande São Paulo foi provocado pela passagem de uma aglomerado de nuvens do tipo cumulonimbus. Estas nuvens se formaram no decorrer desta sexta-feira em muitos locais do estado de São Paulo e foram as responsáveis pela chuva intensa, as fortes rajadas de vento e os raios.
Este tipo de nuvem é bastante comum no Brasil e se forma quando há grande disponibilidade de umidade e uma atmosfera aquecida. Esta situação foi observada ao longo desta sexta-feira em todo o estado de São Paulo.
Além disso, a formação dessas nuvens cumulonimbus foi estimulada pela passagem de uma frente fria pela costa de São Paulo, pela presença de uma baixa pressão atmosférica que está entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul e a tendência de circulação horária em torno de 5 km acima da superfície. Parte das nuvens se formou no próprio estado de São Paulo e outras vieram de Mato Grosso do Sul
Grandes manchas vermelhas indicam nuvens muito carregadas, do tipo cumulonimbus, com potencial para tempestade (Imagem: GOES 16 - windy.com)
As nuvens muito carregadas que passaram sobre a região da grande São Paulo na noite desta sexta-feira vieram da região de Sorocaba, como mostra a imagem do radar meteorológico do IPmet/Unesp. O aglomerado de nuvens cumulonimbus aparece como a mancha vermelha/laranja dentro do contorno branco.
As nuvens de temporal que passaram sobre São Paulo aparecem em tons de vermelho/laranja dentro do contorno branco (Fonte: IPmet/Unesp)
Previsão para o fim de semana
Para este fim de semana, 12 e 13 de outubro, não há expectativa de novos temporais na Grande São Paulo. Ainda pode chover na madrugada e pela manhã deste sábado, mas no decorrer da tarde o risco de chuva diminui bastante e o sol aparece entre muitas nuvens. O ar fica abafado e a temperatura pode chegar aos 28°C.
Para o domingo, a Climatempo prevê um dia com períodos de sol entre muitas nuvens e a temperatura amena. A presença de ventos frios, de origem polar, e a nebulosidade vão dificultar a elevação da temperatura.
Risco de chuva forte no interior de SP
Cidades da região de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, São Carlos, Campinas, do Vale do Paraíba, da Mantiqueira e do litoral norte paulista terão pancadas de chuva com raios neste sábado, mas também períodos com sol, e há risco de chuva e de ventos moderados a fortes. As rajadas mais intensas esperadas devem ficar em torno dos 60 km/h
Ventania
A ventania que se espalhou sobre a cidade de São Paulo junto com a chuva forte assustou muita gente. Em alguns locais, as fortes rajadas de vento causaram destelhamento.
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada de 108 km/h, entre 19 e 20 horas, na estação meteorológica de Interlagos, na zona sul da capital paulista.
Na Zona Norte, o aeroporto Campo de Marte registrou uma rajada com 88 km por hora às 19h44. Também nesta região da cidade, a estação meteorológica do Mirante de Santana, operada pelo Inmet, registrou 75 km/h entre 19 e 20 horas.
O aeroporto de Congonhas teve rajada de 77 km por hora às 19:40
Chuva forte
As nuvens carregadas que passaram sobre a grande São Paulo provocaram chuva intensa em pouco tempo. muitas muitos bairros da capital paulista e municípios da grande São Paulo registraram de 10 a 20 MM de chuva em apenas uma, entre 19 e 20 horas. após às 20:30 a chuva já havia diminuído bastante esse horário
Por volta das 20h40, o centro de gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo - CGE - mantinha o alerta para iminência de transbordamento do córrego Água Espraiada e do Ponte Rasa (Penha). Todas as regiões da cidade de São Paulo permaneciam em atenção para alagamentos.
A chuva forte causou 6 alagamentos na cidade, até este horário, sendo que 3 eram intransitáveis, segundo o CGE