Uma forte área de instabilidade deve atingir o Sul do Brasil a partir desta sexta-feira (13), provocando chuvas intensas, ventos fortes e risco de temporais nos três estados da região. A combinação de uma área de baixa pressão sobre a Argentina e o oeste do Rio Grande do Sul, com umidade vinda do norte e ventos intensos em altitude, cria as condições ideais para o desenvolvimento de sistemas de tempestade.
As áreas mais atingidas devem ser o oeste do Paraná, o oeste de Santa Catarina e grande parte do Rio Grande do Sul, de acordo com a Climatempo. A Marinha emitiu alerta de ressaca para a costa gaúcha e catarinense, com ondas de até 2,5 metros e ventos de até 70 km/h.
No sábado (14) a instabilidade se concentra na metade leste do Rio Grande do Sul, com chuva moderada a forte, raios e ventos entre 45 e 70 km/h. A temperatura varia entre 14°C e 29°C, e o acumulado de chuva pode chegar a 55 mm.
Já no domingo (15), a chuva persiste na metade leste do Rio Grande do Sul, com acumulados de até 60 mm no sul do estado. Os ventos podem chegar a 50 km/h.
Riscos
A Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos, deslizamentos e queda de árvores, principalmente em áreas com histórico de problemas. Recomenda-se evitar áreas de risco e seguir as orientações das autoridades. Os rios devem manter seus níveis normais, com exceção do Uruguai, que pode apresentar pequenas elevações em Uruguaiana.