Temporal com chuvas intensas e ventos fortes ameaça o Sul do Brasil

A Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos, deslizamentos e queda de árvores, principalmente em áreas com histórico de problemas

12 dez 2024 - 19h56

Uma forte área de instabilidade deve atingir o Sul do Brasil a partir desta sexta-feira (13), provocando chuvas intensas, ventos fortes e risco de temporais nos três estados da região. A combinação de uma área de baixa pressão sobre a Argentina e o oeste do Rio Grande do Sul, com umidade vinda do norte e ventos intensos em altitude, cria as condições ideais para o desenvolvimento de sistemas de tempestade.

Foto: Adriano Nicotti / Porto Alegre 24 horas

As áreas mais atingidas devem ser o oeste do Paraná, o oeste de Santa Catarina e grande parte do Rio Grande do Sul, de acordo com a Climatempo. A Marinha emitiu alerta de ressaca para a costa gaúcha e catarinense, com ondas de até 2,5 metros e ventos de até 70 km/h.

Publicidade

No sábado (14) a instabilidade se concentra na metade leste do Rio Grande do Sul, com chuva moderada a forte, raios e ventos entre 45 e 70 km/h. A temperatura varia entre 14°C e 29°C, e o acumulado de chuva pode chegar a 55 mm.

Já no domingo (15), a chuva persiste na metade leste do Rio Grande do Sul, com acumulados de até 60 mm no sul do estado. Os ventos podem chegar a 50 km/h.

Riscos

A Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos, deslizamentos e queda de árvores, principalmente em áreas com histórico de problemas. Recomenda-se evitar áreas de risco e seguir as orientações das autoridades. Os rios devem manter seus níveis normais, com exceção do Uruguai, que pode apresentar pequenas elevações em Uruguaiana.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se