Putin questiona segurança de Trump após tentativas de assassinato

28 nov 2024 - 14h01

O presidente russo, Vladimir Putin, demonstrou preocupação com a segurança do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, após as tentativas de assassinato que marcaram os últimos meses. Em declaração feita no Cazaquistão nesta quinta-feira (28), Putin destacou a inteligência política de Trump, mas afirmou que os riscos à sua vida permanecem elevados.

O presidente russo, Vladimir Putin
O presidente russo, Vladimir Putin
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

Trump foi alvo de dois ataques neste ano. Em julho, ele ficou ferido durante um atentado na Pensilvânia. Já em setembro, um homem foi preso ao ser encontrado com um rifle em um dos campos de golfe do ex-presidente na Flórida. Esses episódios motivaram os comentários do líder russo, que também criticou a acirrada campanha eleitoral norte-americana.

Publicidade

Por que Putin considera Trump vulnerável?

Ao falar sobre o cenário político nos EUA, Putin classificou como "absolutamente incivilizados" os métodos usados contra Trump, incluindo os ataques pessoais à sua família. "A propósito, na minha opinião, ele não está seguro agora", alertou Putin, referindo-se ao histórico de violência política nos Estados Unidos.

Ele mencionou a vulnerabilidade de líderes americanos em situações de conflito, mas elogiou Trump como alguém "inteligente" e "cauteloso" o suficiente para lidar com os desafios. Ainda assim, Putin enfatizou que o momento requer atenção redobrada.

O presidente russo também aproveitou para criticar as ações do governo Biden na guerra da Ucrânia. Segundo ele, o envio de mísseis ocidentais para Kiev intensifica o conflito e pode ser uma estratégia que afeta indiretamente Trump, seja para fortalecê-lo politicamente ou para complicar suas relações futuras com a Rússia.

Apesar das tensões, Putin reafirmou a disposição de Moscou para o diálogo com os EUA e expressou confiança na capacidade de Trump de encontrar soluções, caso necessário.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se