Utilizar algum Wi-Fi público pode colocar o usuário como vítima para atividades de cibercriminosos interessados em roubar dados pessoais. Apesar da conveniência, é preciso entender e se proteger para se tornar alvo de golpes.
A conectividade em praças, parques, terminais de ônibus e hotéis, por exemplo, é geralmente proporcionada sem a necessidade de senhas, o que facilita o acesso de múltiplos usuários ao mesmo tempo. Esta característica, porém, pode deixar lacunas de segurança facilmente exploradas por criminosos.
Marcelo Teixeira de Azevedo, professor de ciência da computação na Universidade Mackenzie, explica que um dos métodos mais comuns usados por criminosos em redes públicas é o "man-in-the-middle". Este tipo de ataque permite que um hacker intercepte a comunicação entre o dispositivo do usuário e a internet, podendo capturar dados sensíveis enquanto são transmitidos, como dados da conta do banco, por exemplo.
Para que o criminoso possa realizar este tipo de crime contra os usuários do Wi-Fi público ele deve entender de computação, então as chances acabam caindo, mas não são nulas. Além disso, estes criminosos também podem utilizar o golpe do falso termo de privacidade, no qual ao utilizar a suposta rede gratuita, a pessoa permite que seus dados sejam utilizados para outros fins, inclusive para compartilhamento com outras empresas.
Ainda, eles podem hackear seu endereço de IP, que funciona como um código de identificação da internet no celular. Com acesso a este endereço, os criminosos podem conferir toda sua atividade on-line.
Como aumentar sua segurança ao usar Wi-Fi público?
A chave para minimizar os riscos ao usar redes de Wi-Fi públicas está em adotar medidas preventivas eficazes. Para garantir segurança é importante, seguir alguns passos:
- Ler atentamente os termos de privacidade fornecidos pela rede Wi-Fi para evitar possíveis brechas na segurança.
- Evitar realizar compras online ou acessar contas bancárias para não fornecer dados sensíveis a possíveis golpistas.
- Não fazer download de arquivos enquanto estiver conectado a uma rede pública, mantendo dados importantes em segurança.
- Manter seus dispositivos sempre atualizados e com antivírus instalado, aumentando a dificuldade de golpes e acesso indevido a seus dados.
- Usar uma VPN para codificar seus dados durante a navegação, que dificulta o acesso à navegação, já que todos os dados estarão em códigos.
- Conferir a autenticidade da rede, especialmente em redes que pareçam suspeitas ou duplicadas.
Conectar-se a um #WiFi público? 📡
Quando recebe a notificação de que existe um #wifi público ☺ é ótimo!... mas CUIDADO com os #cibercriminosos 🚨 pic.twitter.com/JsP6SrLsbQ
— PSP - Polícia de Segurança Pública (@PSP_Portugal) March 19, 2023
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini