Quem é o bilionário desaparecido após naufrágio de iate na Itália?

Magnata da tecnologia é considerado o "Bill Gates britânico"; além dele, cinco outras pessoas estão desaparecidas

19 ago 2024 - 13h54
Bilionário Mike Lynch é um dos desaparecidos após naufrágio de iate de luxo
Bilionário Mike Lynch é um dos desaparecidos após naufrágio de iate de luxo
Foto: Divulgação/ Fabio La Bianca / Perfil Brasil

Um tornado raro provocou o naufrágio de um iate de luxo na Itália na madrugada desta segunda-feira (19). De acordo com a guarda costeira do país, uma pessoa morreu e seis ficaram desaparecidas. O bilionário britânico Mike Lynch, de 59 anos, é um deles.

O acidente ocorreu próximo a Palermo, na ilha italiana da Sicília. O barco era um veleiro que carregava 22 pessoas a bordo. Segundo relatos de sobreviventes, o tornado fez com que a embarcação virasse.

A esposa de Lynch, Angela Bacares, foi resgatada, de acordo com o relato de uma fonte. Vários dos 12 passageiros e 10 tripulantes permanecem desaparecidos.

"O vento estava muito forte. O mau tempo era esperado, mas não dessa magnitude", disse um oficial da Guarda Costeira em Palermo à agência Reuters de notícias. Nos últimos dias, fortes tempestades provocaram inundações e deslizamentos de terra na Itália. Ao mesmo tempo, a Sicília registrou um novo recorde neste final de semana desde o início do verão, em junho.

Quem é o bilionário Mike Lynch?

Considerado um magnata da tecnologia, nasceu no leste de Londres. Ele estudou ciências naturais na Universidade de Cambridge, e fez um doutorado em processamento de sinais e comunicações. O portal Sky News o descreveu como o "Bill Gates britânico".

Lynch é cofundador da empresa Autonomy, companhia de software que foi vendida para a Hewlett-Packard (HP) em 2011. A transação foi marcada por acusações de fraude contábil. em um negócio marcado por acusações de fraude contábil.

A HP comprou a Autonomy por US$11 bilhões, com o intuito de expandir sua presença no setor de softwares. Porém, por conta do julgamento sobre as acusações de fraude na empresa, Lynch foi extraditado para os Estados Unidos em 2023.

De acordo com o jornal The Guardian, a análise começou em março e terminou em junho deste ano. O bilionário foi inocentado.

Na época, Lynch afirmava que temia ser preso em decorrência aos seus problemas de saúde. "Tenho várias questões médicas que tornariam muito difícil a sobrevivência", disse em uma entrevista ao Sunday Times.

Durante as brigas das gigantes da tecnologia, o britânico fundou, em 2012, a Invoke Capital, empresa de capital de risco que investia em startups europeias.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações