A Secretaria da Segurança Pública (SSP) está investigando um youtuber americano que registrou ações da Polícia Militar em favelas da Zona Norte de São Paulo. O influenciador, Gen Kimura, divulgou um vídeo em seu canal do YouTube no qual aparece dentro de uma viatura da PM, usando colete da corporação, conversando em inglês com os policiais e narrando perseguições realizadas dentro das comunidades.
Segundo a SSP, essa prática não foi autorizada pelo comando da PM e está sendo investigada. Em comunicado oficial, a pasta declarou: "Toda a dinâmica mostrada nas imagens, envolvendo um civil em práticas exclusivamente militares, não é permitida e fará parte das investigações".
Youtuber americano participa de perseguição dentro de viatura da PM de São Paulo. No vídeo, agente diz que mortes são comemoradas; OUTRO LADO: PM diz que apura o caso. 📲📰 Leia mais em https://t.co/ByH2d0v4C1
🎦 GEN via YouTube pic.twitter.com/GQUmhiwgLl
— Folha de S.Paulo (@folha) June 25, 2024
Quem é o youtuber Gen Kimura?
Gen Kimura, nascido em Portland, no noroeste dos Estados Unidos, tem 27 anos e é conhecido por abordar temas variados em seus vídeos, incluindo violência, descriminalização das drogas, racismo, diversidade e feminismo. Ele começou sua produção de conteúdo em 2020, durante a pandemia de Covid-19, e acumula uma significativa base de seguidores nas redes sociais.
Segundo informações do g1, até recentemente, Kimura dividia sua vida entre a produção de conteúdo para seus canais e um emprego como Engenheiro de Soluções na Salesforce, empresa americana de software. Apesar de afirmar em suas redes sociais que deixou o emprego, seu perfil no LinkedIn ainda o descreve como funcionário da empresa.
O youtuber possui mais de 380 mil inscritos no YouTube, 73 mil seguidores no TikTok e 31,7 mil no Instagram. Ele se apresenta com a frase "Changing the way our society approaches issues" ("Mudando a maneira como nossa sociedade aborda questões") em seus canais, que incluem também uma newsletter e um podcast.
A newsletter de Kimura, intitulada Explore The Unfamiliar, descreve seus projetos como documentários e entrevistas sobre temas sociais e polêmicos, incentivando o debate através de conteúdos provocativos que exploram diversas perspectivas.
Embora o influenciador mencione um time de colaboradores, não há informações disponíveis sobre quem são esses membros. Ele financia sua produção através de contribuições diretas da audiência via Patreon e parcerias com anunciantes, incluindo empresas como Starbucks e Grammarly.
Gen Kimura também menciona estar em um relacionamento com uma influenciadora brasileira em seu Instagram, mas até o momento, a assessoria não confirmou essa informação para o g1.