Ícone da moda, designer de interiores e empresária norte-americana, Iris Apfel morreu aos 102 na noite desta sexta-feira (1º). A morte, que não teve as causas reveladas, foi confirmada pelas redes sociais oficiais de Apfel.
A empresária ganhou fama por seu estilo único e exuberante, quase sempre com óculos com grandes lentes e armação preta, combinados com roupas que eram uma fusão de diversos estilos. Além de sua influência na moda, ela também trabalhou como designer de interiores em projetos renomados, incluindo a restauração de casas históricas.
Em 2005, Apfel recebeu o convite para curar uma exposição no Museu Metropolitano de Arte de Nova York intitulada "Rara Avis: Seleções da Coleção de Iris Apfel". A exposição marcou um momento significativo em sua carreira, projetando sua influência além da cena nova-iorquina.
Em 2014, ela foi protagonista de um documentário, chamado Iris, dirigido pelo diretor Albert Maysles.
Ao longo da sua vida, Apfel também foi tema de livros, campanhas, capas de revistas e outros trabalhos, como linhas de acessórios e joias. Inclusive, uma boneca Barbie já foi criada à sua imagem.
Quem foi Iris Apfel?
Nascida em uma família judia em Nova York em 1921, Apfel inicialmente dedicou-se aos estudos de história da arte e especializou-se em design de interiores, com um foco particular em têxteis.
Em 1950, ela fundou sua própria empresa têxtil ao lado de seu marido, Carl Apfel, com quem permaneceu casada até o falecimento dele em 2015. A empresa, Old World Weavers, especializada em tecidos de luxo, contava com clientes ilustres como a cosmetologista Estée Lauder e até mesmo a Casa Branca.
Apfel exerceu a profissão de designer de interiores por muitas décadas, contribuindo para projetos de restauração na Casa Branca, antes de alcançar reconhecimento como uma influenciadora de moda em seus 80 anos e até mesmo atuar como modelo profissional aos 97.
* Sob supervisão de Lilian Coelho