Refinarias da Petrobras atingem 89% de capacidade; empresa busca 'máximo possível'

4 abr 2022 - 09h25

A Petrobras afirmou nesta segunda-feira que o nível de utilização de suas refinarias atingiu 89%, em média, em março, sendo que na última semana do mês o índice alcançou 91%, o "máximo possível" dentro de condições seguras e economicamente sustentáveis.

O uso das refinarias está crescente, após os preços do petróleo terem atingido máximas em vários anos recentemente, pressionando o mercado de combustíveis. No ano passado, o nível médio de utilização do parque de refino foi de 83%, maior índice dos últimos cinco anos, disse a petroleira.

Publicidade

Em comunicado, o diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras, Rodrigo Costa, afirmou que a definição do nível de utilização das refinarias é uma decisão técnica e econômica, que considera fatores como a demanda de clientes, alternativas globais de suprimento e preços de petróleo e derivados, diferentes configurações e limites de operação e a necessidade de paradas de manutenção das unidades.

"A Petrobras está produzindo o máximo possível dentro de condições seguras, sustentáveis e econômicas", disse o executivo.

A companhia afirmou ainda que vem investindo nos últimos anos em aumento da capacidade de processamento do petróleo brasileiro, em modernização de suas refinarias, entre outros. Para os próximos cinco anos, estão previstos investimentos de 6,1 bilhões de dólares em refino.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações