Uma grande linha de instabilidade avança sobre o centro-sul e leste de Minas Gerais na manhã desta segunda-feira (9), e deve atingir a região de Mariana com chuvas e raios no fim da manhã.
Siga Terra Notícias no Twitter
A linha de instabilidade é conjunto de várias nuvens do tipo "cumulonimbus", que se deslocam juntas e alinhadas, ao mesmo tempo. Além de raios, estas nuvens têm potencial para chuva forte.
A chuva deve se prolongar por várias horas durante a tarde e de forma generalizada. Os trabalhos de resgate, limpeza e ajuda às vitimas do rompimento de duas barragens de contenção de rejeitos de mineração que ocorreu na última quinta-feira (5) devem ficar ainda mais complicados por conta da chuva.
Semana com pancadas de chuva
Nos arredores de Mariana, toda a região atingida pelo rio de lama de rejeitos de mineração que veio das barragens Fundão e Santarém rompidas na última quinta-feira (5) ficará sujeita a pancadas de chuva no decorrer da semana.
A tendência é de que chova principalmente à tarde e à noite. Apesar dos períodos com sol, a chuva pode ser forte nos próximos dias. A passagem de uma frente fria pelo Rio de Janeiro entre quarta (11) e quinta-feira (12) vai aumentar o risco de chuva.