A frente fria que atingiu o Sudeste resultou em chuvas intensas em São Paulo. É esperado também que a mesma massa fria cause tempestades em outros estados da região na quinta-feira (7). Meteorologistas preveem grandes volumes de chuva para o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
De acordo com a Climatempo, embora a frente fria que veio do Sul do país já tenha se afastado para o mar, os ventos oceânicos continuam a causar instabilidade no clima local.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de "perigo" devido às tempestades no Sudeste, especialmente no Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, incluindo a Zona da Mata mineira, e sul do Espírito Santo.
Nessas regiões são esperadas chuvas intensas, onde os acumulados podem chegar a 100 milímetros por dia, e risco de ventos de até 100 km/h.
Além disso, há um risco moderado de deslizamentos nessas áreas, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que também alerta para o mesmo risco em São Paulo.
Maria Clara Sassaki, porta-voz da Climatempo, explicou em entrevista ao g1 que em São Paulo as chuvas serão menos intensas, porém, devido ao solo já encharcado pelos temporais anteriores, ainda existe um considerável risco de deslizamentos.
Já a região Sul, após dias de instabilidade devido a uma frente fria, enfrenta um retorno da chuva devido a uma área de baixa pressão no Paraguai.
Meteorologistas preveem pancadas de chuva, especialmente no oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A massa de ar seco que predominou após a frente fria está se afastando, permitindo o retorno das instabilidades.
As temperaturas, que haviam caído com a frente fria, começam a subir novamente nesta quinta-feira.
* Matéria publicada com supervisão de Ricardo Parra.