Saiba quem é o jornalista foragido por tentativa de ataque a bomba em Brasília

Wellington Macedo de Souza ajudou a colocar o artefato explosivo no caminhão próximo ao Aeroporto Internacional na véspera do Natal.

16 jan 2023 - 12h30
(atualizado às 12h30)
Saiba quem é o jornalista bolsonarista foragido por tentativa de ataque a bomba em Brasília
Saiba quem é o jornalista bolsonarista foragido por tentativa de ataque a bomba em Brasília
Foto: Reprodução: Redes Sociais

O jornalista cearense Wellington Macedo de Souza,de 47 anos, é um dos procurados pela Polícia Civil, por tentar explodir um caminhão nas proximidades do Aeroporto Internacional de Brasília na véspera do Natal, em dezembro do ano passado. A identidade do terceiro envolvido no ataque terrorista frustrado foi revelada durante reportagem do programa Fantástico da TV GLOBO, deste domingo,15. 

Macedo é natural de Sobral e já havia sido preso pela Polícia Federal após ser acusado de articular atos antidemocráticos no dia 7 de setembro de 2021. Em outubro de 2022, o ministro Alexandre de Moraes determinou o relaxamento da pena por entender que não havia mais justificativa para a manutenção da prisão.

Publicidade

Desde então, o jornalista cumpria prisão domiciliar e usava tornozeleira eletrônica. Agora, ele é considerado foragido pela Justiça depois de retirar, de maneira ilegal, o equipamento de monitoramento..

Apesar da restrição imposta por Moraes, Wellington era figura constante no acampamento bolsonarista, em Brasília. O jornalista também é fundador do movimento Marcha da Família Cristã pela Liberdade que organizou manifestações em apoio ao então presidente Jair Bolsonaro

Participação Política:

Em 2019, Macedo foi assessor da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Na ocasião, ele exerceu um cargo comissionado na Diretoria de Promoção e Fortalecimento de Direitos da Criança e do Adolescente. 

Publicidade

Nas eleições de 2022, ele foi candidato a deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) mas obteve poucos votos e não se elegeu.

Forte presença nas redes sociais:

Ativo nas redes sociais, o jornalista chegou a gravar um vídeo em que pediu dinheiro a seus seguidores para continuar a se esconder da polícia e do ministro Alexandre de Moraes. 

"Eu tenho muita fé em Deus que nós vamos vencer. Eu preciso agora de sua ajuda e de suas orações”, falou o bolsonarista, divulgando o na postagem o número do PIX", disse no vídeo.

Justiça aceita denúncia:

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal(TJDFT) acatou neste domingo,15, a denúncia feita pelo Ministério Público Federal e tornou réu 3 pessoas acusadas de participação na tentativa de explosão da bomba nos arredores do aeroporto de Brasília. 

Publicidade

Além de Macedo, outros dois envolvidos foram identificados. São eles: Sousa, Alan Diego dos Santos. De acordo com a investigação, os dois montaram o artefato e entregaram o material para que fosse colocado no caminhão de combustível por Wellington Macedo. 

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações