São Paulo continua sob alerta para intensas chuvas nos próximos dias, com riscos elevados para a população em várias regiões. Os impactos de um ciclone extratropical, combinado com uma frente fria que avançou do Sul para o Sudeste, já se refletem no aumento do volume de chuva e das rajadas de vento desde a noite de quinta-feira (24), se estendendo até a manhã desta sexta-feira (25).
A Defesa Civil estadual informou que três pessoas estão desaparecidas em São Paulo devido às tempestades, e reforçou que o clima instável deve persistir até o final da semana. A recomendação é de cautela para as próximas horas, principalmente na Grande São Paulo e na Baixada Santista, onde podem ocorrer ventos de até 70 km/h, com potencial para mais chuvas e riscos de alagamento.
⚠ #Atenção : Previsão de chuvas intensas, até amanhã (26), em áreas de RO, MT, MS, GO, MG, SP, RJ, ES e em todo o DF. O volume total de chuva pode chegar a 100 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 100km/h. pic.twitter.com/wcIP3zF2t1
— INMET (@inmet_) October 25, 2024
Riscos de chuvas severas e queda de energia
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado permanece em alerta de "Perigo" para tempestades, com previsão de chuvas de até 60 mm/h, além de possíveis granizos e ventos de até 100 km/h. O Climatempo também destaca a possibilidade de ventos violentos superiores a 100 km/h em algumas áreas, causados pela formação de nuvens cumulonimbus.
Na manhã desta sexta-feira, cerca de 68 mil residências estavam sem eletricidade na Região Metropolitana de São Paulo, segundo a concessionária Enel. O Inmet alerta que há riscos adicionais de quedas de árvores e enchentes, que podem provocar interrupções de energia em outras áreas também.
A previsão é de que o tempo permaneça instável ao longo do final de semana, com chuvas que devem atingir até 70 mm, concentrando-se principalmente na capital e no interior. Entre as orientações do Inmet para a população, estão: evitar abrigo sob árvores, estacionar longe de postes e árvores e, se possível, desligar aparelhos elétricos em caso de emergência.