"Só o próprio Biden pode dizer se está apto a ser candidato", defende Lula

Jornais norte-americanos pediram que o presidente desista de concorrer; aos 81 anos, ele é o mandatário mais velho da história do país

1 jul 2024 - 13h54

Nesta segunda-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que somente o próprio presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pode avaliar se está apto ou não para concorrer à reeleição.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Foto: Ricardo Stuckert/PR / Perfil Brasil

A declaração de Lula ocorre em meio a críticas ao líder norte-americano após um mau desempenho no primeiro debate da disputa eleitoral contra o ex-presidente Donald Trump.

Publicidade

Os jornais "The New York Times", "The Wall Street Journal" e "Financial Times" e a revista "The Economist" pediram que o presidente norte-americano desista de concorrer. Aos 81 anos, ele é o mandatário mais velho da história do país. Caso eleito, Biden deixaria o poder com 86 anos.

"Eu acho que o Biden tem um problema que ele está andando mais lentamente, ele está demorando mais para responder as coisas, possivelmente esteja pensando. Mas quem sabe da condição do Biden é o Biden. Se ele está bem, ele é candidato. Se ele acha que está em condições, ótimo. Mas se ele não está, é melhor eles tomarem uma decisão", disse em entrevista à Rádio Princesa, em Feira de Santana, na Bahia.

Lula também afirmou que "torce" por Biden e para que ele esteja "bem de saúde e possa concorrer; se não, o Partido Democrata pode indicar outra pessoa".

"A depender de quem ganha e a depender de que política externa quer ter os Estados Unidos, a gente pode melhorar ou a gente pode piorar o mundo. E eu acho que é preciso melhorar o mundo, o mundo precisa ficar mais humano, mais solidário, mais fraterno mais humanista, a verdade é essa; as pessoas estão muito raivosas, muito irritadas", ressaltou.

Publicidade

Debate entre Biden e Trump

No último dia 27 de junho, ocorreu o primeiro debate das eleições à Presidência nos Estados Unidos. Apesar do reconhecimento de um desempenho ruim, Biden afirmou que pretende derrotar seu rival, sem indicar qualquer intenção de desistir da disputa. Líderes democratas descartaram substituir Biden como candidato democrata.

Segundo Lula, "foi chato e desagradável" a exposição da fragilidade de Biden no debate, enquanto Trump é um "cidadão mentiroso".

"Primeiro, de um lado, um cidadão mentiroso, porque o New York Times contou 101 mentiras no debate. E, do outro lado, o Biden com uma certa morosidade para responder as coisas, mas quem sabe da saúde dele é ele", ressaltou.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações