Sob forte comoção, o corpo da menina Eloáh Passos, que foi baleada dentro de casa, foi enterrado às 13h desta segunda (14), no Cemitério da Cacuia, também na Ilha do Governador. O ajudante de pedreiro Gilgrês dos Santos da Silva, pai de Eloáh, carregou o caixão da filha sozinho.
"Eu tô levando aqui. Ela andava comigo". O caixão de Eloáh, 5 anos, foi levado pelo pai, Gilgres, até a sepultura da filha, morta por bala perdida, em ação da PM. Levamos uma bandeira do Brasil com 14 furos representando as 14 crianças e adolescentes mortos por balas perdidas. pic.twitter.com/RDk7PG5Xo0
— riodepaz (@riodepaz) August 14, 2023
Segundo a avó materna, a menina estava brincando em casa e pediu um bolo quando foi atingida no peito."Quando eu subi correndo vi minha filha com minha neta nos braços e um tiro no meio peito. Foi brutal. Aquele tiro foi para matar mesmo. Uma criança de 5 anos sem defesa nenhuma", disse Simone Passos da Silva ao g1.
O que diz a PM
Imagens das câmeras corporais utilizadas por policiais militares no último sábado (12), quando a menina de 5 anos, foi morta durante operação da PM serão analisadas pela Polícia Civil. A Secretaria de Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro confirmou a disponibilização das imagens, mas não informou o número de câmeras utilizadas.
A Secretaria de Polícia Civil informou que a investigação está em andamento na Delegacia de Homicídios da Capital (DHC). "Os policiais militares que participaram da ação foram ouvidos, e as armas apreendidas para exame de perícia. Diligências estão sendo realizadas em busca de testemunhas e outras informações para esclarecer os fatos."
A PM diz que, além de colaborar com a investigação da Polícia Civil, foi instaurado um procedimento pela corregedoria da corporação. A morte de Eloah aconteceu poucas horas depois de Wendel Eduardo, de 17 anos, ter sido baleado e morto em ação do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), da Ilha do Governador.
Lula: "Que bala perdida é essa?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou a morte da menina Eloah Passos. "Que bala perdida é essa? Alguém atirou para aquele lado, essa bala não se perdeu. Essa bala foi atirada para aquele lado para atingir alguém e pegou uma criança de cinco anos de idade. Onde é que a gente vai parar com esse tipo de comportamento, de violência? E muitas vezes é a própria polícia que atira", afirmou Lula, nesta segunda-feira (14), durante o programa semanal Conversa com o Presidente, transmitido pelo Canal Gov.
Temos um compromisso com nosso povo. Para melhorar a vida das pessoas. Que uma mãe possa botar seu filho na escola, botar comida na mesa e não ver uma criança de 5 anos morrer com uma bala perdida. Que bala perdida é essa? Esse tiro foi dado para atingir alguém. Não somos contra…
— Lula (@LulaOficial) August 14, 2023