Governo Federal divulgou, nesta quinta-feira (9), a queda de 22,3% da taxa de desmatamento da Amazônia em 2023. O resultado foi anunciado no Palácio do Planalto, após a reunião da Comissão Interministerial de Prevenção e Controle do Desmatamento, que reuniu o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e outros 18 ministros, entre eles a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, além da secretaria-executiva da Casa Civil da Presidência da República, Miriam Belchior.
Segundo os dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a área desmatada equivale 9.001 km² entre agosto de 2022 e julho de 2023. Esse resultado é o menor índice desde 2019.
"Esse resultado é fruto do trabalho de todos nós. É um trabalho que já tínhamos um know-how da nossa gestão anterior. Agora atualizamos e estamos vendo esses resultados", comemorou a ministra Marina Silva.
Leia a matéria completa no site do Ministério da Agricultura e Pecuária.