"Tchau, Twitter": ameaça de Alexandre de Moraes vira meme nas redes

O ministro estipulou um prazo de 24 horas para que Elon Musk, proprietário do X, apontasse um representante legal no Brasil

29 ago 2024 - 13h35

A ameaça feita por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender a plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, no Brasil, provocou uma enxurrada de memes nas redes sociais na última quarta-feira (28). Moraes estipulou um prazo de 24 horas para que Elon Musk, proprietário do X, apontasse um representante legal no Brasil. Caso contrário, o magistrado estaria disposto a suspender as operações da rede social no território brasileiro. A medida foi divulgada inclusive no próprio X.

Elon Musk e Alexandre de Moraes
Elon Musk e Alexandre de Moraes
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

Marco Civil da Internet

O argumento principal do ministro Alexandre de Moraes baseia-se no Marco Civil da Internet, legislação brasileira que exige que as empresas de tecnologia possuam um representante legal no país. Essa regulamentação visa garantir maior responsabilidade e possibilidade de ação legal contra empresas de tecnologia que operam no Brasil.

Publicidade

Com as eleições municipais se aproximando, a atenção sobre o X aumenta, já que muitas campanhas políticas estão utilizando a plataforma para suas divulgações e campanhas. A ameaça de suspensão não é apenas um cumprimento da legislação vigente, mas também um reflexo das tensões entre grandes plataformas de redes sociais e as autoridades reguladoras em vários países.

No caso específico da plataforma X no Brasil, esta medida visa assegurar que as regras locais sejam respeitadas e aplicadas uniformemente.

Repercussão da medida no X, antigo Twitter

A intimação gerou forte reação entre os usuários da rede social. Entre os temas mais discutidos na plataforma estavam "O Twitter morreu", "Adeus, X", "Tchau Twitter" e "Se o Twitter acabar", com vários usuários publicando memes sobre o assunto. Até o momento da publicação, Musk não havia se manifestado a respeito do tema nas redes sociais. Confira a seguir alguns posts:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se