A Anhanguera de Guarulhos vai sediar de 5 a 13 de novembro a tradicional competição de robótica, com os mesmos padrões e regras internacionais da Robot Fighting League ― Standard Ruleset, competição norte americana que é referência mundial.
A 16ª edição da Guerra de Robôs terá mais de 180 máquinas preparadas para destruir seus oponentes em quatro categorias: Robô de Combate com Fio até 9 kg; Robô de Combate sem Fio até 12 Kg; Robô Grua Móvel com Fio até 12 Kg; e Robô de Combate Destroyer Featherweight, inspirado na famosa competição norte americana BattleBots.
Nessa última categoria, 100 robôs controlados sem fio (wireless), com dimensões de até 50cm x 60cm x 50cm e peso de até 13,6 quilos, utilizarão armas como lança chamas, serra elétrica, rolo compressor, disco de corte, lâminas giratórias, dentre outros dispositivos para disputar cada combate com força, estratégia e agilidade em uma arena retangular e de superfície lisa com 2,8 metros de comprimento.
Outra categoria que agita o evento é o Robô de Combate com fio (dimensões de 40cm x 40cm x 40cm e peso de até 9 quilos). As máquinas utilizarão armas de baixo poder de destruição (sistemas de alavancas com controles pneumáticos ou eletropneumáticos) para derrotar o adversário. Já na categoria Robô Combate sem Fio, as máquinas, com dimensão de até 45cm x 45cm x 45cm e peso de até 12 quilos, usarão armas de baixo poder de destruição (sistemas de alavancas com controle por motores elétricos) para tirar o oponente da arena.
A 16ª Guerra de Robôs da Anhanguera de Guarulhos é gratuita e aberta ao público. Interessados em assistir as competições podem comparecer ao campus I da instituição, localizado na Rua do Rosário, 300, no Centro. Todas as atrações serão transmitidas ao vivo via streaming na página do evento no Facebook, com seis câmeras.