Em menos de dez minutos, uma falha de segurança no Instagram permitia que um hacker roubasse sua conta. Quem descobriu a brecha na rede social foi o pesquisador de segurança Laxman Muthiyah, que disse que os ataques poderiam ser feitos por meio da aba "esqueci minha senha". Depois de notificado, o Instagram corrigiu o problema.
Quando um usuário vai redefinir sua senha no Instagram, ele recebe um código por e-mail ou mensagem de texto — com isso, a rede social consegue saber se a pessoa é de fato dona da conta. Entretanto, Muthiyah percebeu uma falha que permitia que hackers fizessem milhares de tentativas para adivinhar de forma automatizada esse código de recuperação de senha.
A rede social bloqueia as tentativas de redefinição de senha depois de 200 tentativas. Mas, o pesquisador descobriu que esse limite funciona para cada IP, ou seja, pelo registro de um aparelho. Isso permitia que hackers usassem diversos IPs para tentarem atacar as contas.
Como recompensa por ter encontrado essa vulnerabilidade, Muthiyah recebeu US$ 30 mil do Facebook, dono do Instagram.
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Direct - O Instagram lançou em 2013 um recurso chamado de Direct, que permite que usuários troquem imagens e vídeos de forma privada, em uma espécie de chat entre duas pessoas ou então em um grupo de até 15 pessoas.
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Vídeos - “Alguns momentos precisam mais do que uma imagem estática para ganharem vida”. Foi assim que o Instagram anunciou que os vídeos estavam chegando à rede social em 2013. Inicialmente, só era possível postar vídeos de 15 segundos. Em 2016, a empresa liberou vídeos com até um minuto.
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Avanços na plataforma web - Em 2013, o Instagram desenvolveu um feed para as postagens dos usuários na web e em 2015 colocou no ar ferramentas de pesquisa para a plataforma. Dois anos depois, a rede social anunciou uma novidade que faltava para completar a sua plataforma para computadores: a postagem de fotos direto pela web.
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Stories - Foi em 2016 que nasceu um dos maiores sucessos do Instagram, o Stories, com a proposta de ser um recurso que exibe imagens e vídeos que somem depois de 24 horas – algo que já existia no rival Snapchat. A ideia, apesar de controversa, pegou: Em abril do ano passado, o Stories chegou a 200 milhões de usuários. Em agosto do mesmo ano, os Stories passaram a ser exibidos também na web.
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Vídeo ao vivo - Também em 2016, o Instagram anunciou a ferramenta de vídeos ao vivo. As transmissões feitas no Instagram não ficam armazenadas no aplicativo -- os vídeos em tempo real desaparecem assim que a sessão for encerrada.
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Máscaras no Stories - Com as máscaras e efeitos divertidos nos Stories, o Instagram acirrou ainda mais a sua competição com o Snapchat. Além das máscaras, o Instagram também anunciou em 2017 o recurso de Rebobinar — disponível junto com Boomerang e o Mãos livres.
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Álbum - Ainda em 2017, a rede social liberou para os usuários a função de álbum de fotos: a partir desse momento, os usuários passaram a poder publicar até 10 fotos e vídeos por postagem.
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Chamadas de vídeo em grupo - A primeira grande novidade de 2018 no Instagram foram as chamadas de vídeo em grupo. As chamadas são feitas por meio da aba de mensagens privadas, com até quatro pessoas ao mesmo tempo.
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Bem-estar digital - O Instagram lançou em agosto de 2018 funções para ajudar os usuários a controlar o tempo gasto na rede social. As ferramentas permitem que qualquer pessoa veja quanto tempo gastou navegando nos aplicativos nos últimos sete dias, controlem suas notificações e até estabeleçam um limite do “tempo ideal” a ser dedicado às duas plataformas.
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