Conforme o previsto pela Climatempo, as áreas de instabilidade organizadas por uma frente fria na costa fluminense provocaram tragédias sobre a região do Grande Rio durante o sábado (12). Já foram confirmadas duas mortes decorrentes dos deslizamentos de terra.
O Sistema Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro chegou a colocar a cidade do Rio de Janeiro em estado de crise às 20h de ontem. A chuva chegou a acumular cerca de 100mm em apenas uma hora na Rocinha e no Vidigal.
Pelo twitter Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro se pronunciou pedindo que a população evitasse sair de casa devido os temporais.
A chuva provocou alagamentos de forma generalizada e deslizamentos de terra. A temperatura na capital fluminense e no oceano estava muito elevada, o contraste com o avanço da frente fria fez com que grandes nuvens do tipo Cumulonimbus (Cb) se formassem e provocassem os temporais.
Ainda há a possibilidade de escorregamento segundo informações do Alerta Rio. Principalmente na região da Baía de Guanabara e na Zona Sul.
Chuva enfraquece no domingo
Com a mudança na direção dos ventos, um ar mais frio passa a avançar para o Estado do Rio de Janeiro. O risco de temporais diminui, mas ainda há a possibilidade de chuva com intensidade de moderada a fraca ao longo do dia. Mesmo como enfraquecimento da chuva, ainda há a possibilidade de novos deslizamentos e inundações.