Trump cresce entre latinos, jovens e católicos, apontam pesquisas

6 nov 2024 - 21h28

O republicano Donald Trump conquistou uma vitória significativa nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2024, superando a candidata democrata Kamala Harris. Entre os fatores que contribuíram para essa vitória, destaca-se o aumento expressivo do apoio entre eleitores latinos, um grupo que tradicionalmente tem inclinações democratas.

Donald Trump
Donald Trump
Foto: depositphotos.com / gints.ivuskans / Perfil Brasil

Em comparação com as eleições de 2020, Trump aumentou sua popularidade junto aos eleitores latinos em 13 pontos percentuais, alcançando 45% do total de votos desse grupo em 2024. Esse crescimento teve um papel fundamental em sua vitória, especialmente em estados com grande concentração de eleitores latinos.

Publicidade

Além do crescimento de latinos, quais foram os principais grupos que apoiaram Donald Trump?

Além dos eleitores latinos, Trump fortaleceu sua base de apoio em outros segmentos demográficos. Entre homens e brancos, alcançou vantagens significativas, com 10 e 12 pontos percentuais a mais, respectivamente. Ele também foi bastante popular entre eleitores sem diploma, católicos, protestantes e republicanos de longa data, demostrando um crescimento notável no apoio de 15 a 25 pontos percentuais em cada um desses segmentos.

Trump se destacou especialmente entre residentes de pequenas cidades e áreas rurais, pais, veteranos de guerra e eleitores que consideram economia, imigração e política externa questões cruciais. Esses grupos atribuíram ao republicano um grande apoio, com crescimento de até 80 pontos percentuais nas prioridades relacionadas à imigração.

Por que Kamala Harris teve mais apoio de certos grupos?

Por outro lado, Kamala Harris teve um desempenho mais forte entre mulheres, negros e eleitores com alto grau de escolaridade. Esses grupos deram a ela uma vantagem substancial, como mostrado pelos 74 pontos percentuais de apoio entre eleitores negros e 16 pontos entre aqueles com diplomas universitários.

Apoio significativo também veio de judeus, eleitores sem religião e outras minorias religiosas. Além disso, Harris foi a preferida nos centros urbanos e entre democratas comprometidos com temas como estado da democracia e aborto, onde ela ganhou 64% e 54% dos votos, respectivamente.

Publicidade

Quais temas foram predominantes nas decisões dos eleitores?

Vários temas influenciaram as preferências dos eleitores nas eleições de 2024. Eleitores a favor de Donald Trump tendiam a priorizar a economia, imigração e política externa. Estes temas privilegiaram o discurso assertivo de Trump, que prometia rigor em relação à imigração ilegal e fortalecimento econômico além das fronteiras americanas.

Enquanto isso, os eleitores que apoiaram Harris estavam mais sintonizados com questões sociais e de direitos, como a preservação do estado democrático e o direito ao aborto. Os segmentos preocupados com democracia e liberdades civis viram Harris como defensora dos ideais progressistas no cenário nacional e internacional.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações