O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a saída da seleção feminina de futebol da Copa do Mundo, nesta quarta-feira (2). "Valeu pela garra", disse o presidente. Lula afirmou ainda que o governo seguirá investindo no futebol feminino. A equipe empatou com a Jamaica e foi eliminada da competição.
Infelizmente a seleção feminina não se classificou para as oitavas de final da Copa. O Brasil torceu até o último segundo. Agora é seguir investindo ainda mais no futebol feminino. Valeu pela garra. https://t.co/aaro1QghHy
— Lula (@LulaOficial) August 2, 2023
Com quatro pontos, o Brasil terminou em terceiro no grupo F, atrás da própria Jamaica, com cinco pontos, e da França, que bateu o Panamá por 6 a 3 e chegou a sete pontos, em primeiro.
Apesar da tradição no futebol masculino, a seleção brasileira feminina nunca venceu a Copa do Mundo, cuja primeira edição foi realizada em 1991. O Brasil é candidato para sediar o próximo mundial das mulheres, em 2027. A escolha do local da próxima Copa será feita em maio de 2024, no congresso anual da Fifa. A atacante Marta, que se despede de Copas do Mundo, falou sobre a eliminação após empate com a Jamaica: "Não era, nos meus piores pesadelos, a Copa que sonhava".
Vexame? Tchau Brasil? NUNCA! O investimento feito no futebol feminino no país ainda é pouco em relação a outros centros, como o francês por exemplo. Então a luta ainda tá no início como disse a RAINHA Marta em seu discurso final. Marta 6 x Neymar 0, nunca se esqueçam. pic.twitter.com/ipbv88KQI1
— Te Comuniquei ✊🏻 (@te_comuniquei) August 2, 2023