'Velhinha com bíblia na mão', 'telepatia' e 'terraplanismo': as frases mais marcantes do primeiro dia de julgamento do STF

Colegiado da Corte decidirá na quarta-feira, 26, se Bolsonaro e outros sete acusados se tornam réus ou não por trama golpista

25 mar 2025 - 19h48
(atualizado às 20h14)
Primeira Turma do STF julga denúncia sobre tentativa de golpe de estado
Primeira Turma do STF julga denúncia sobre tentativa de golpe de estado
Foto: Antonio Augusto/STf

O primeiro dia de julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados, pela tentativa de golpe de estado em 2022, foi marcado por frases inusitadas por parte dos advogados de defesa e dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Além do ex-presidente, fazem parte do grupo de denunciados: Alexandre Ramagem, Almir Garnier Santos, Anderson Torres, General Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Souza Braga Netto.

Publicidade

Caso a acusação seja aceita pelos cinco ministros que integram a Primeira Turma do STF (Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin), será aberta uma ação penal e os denunciados passarão a réus no tribunal em Brasília. A decisão final, no entanto, ficou para esta quarta-feira, 26, a partir das 9h30.

Confira as frases mais marcantes do primeiro dia de julgamento a seguir:

  • Alexandre de Moraes, ministro do STF
STF contraria defesa de Bolsonaro e mantém delação de Cid; decisão fica para amanhã
Foto: Antonio Augusto/STF

"Se criou uma narrativa, assim como a terra seria plana, de que Supremo Tribunal Federal estaria condenando ‘velhinha com bíblia na mão’, que estariam passeando num domingo ensolarado pelo Supremo Tribunal Federal, Congresso Nacional e pelo Palácio do Planalto."

"Essa narrativa que se criou, que se repete através de notícias fraudulentas, pelas redes sociais, fake news, de que são só mulheres e mulheres idosas, é totalmente mentirosa. Mulheres são 32% condenadas, homens quase 68% e como eu disse, somente sete pessoas condenadas com mais de 70 anos."

"Nós sabemos que as milícias digitais continuam atuando, inclusive durante esse julgamento, tentando pegar trechos para montar. Porque a especialidade dessas milícias digitais é a produção e distribuição de fake news para a tentativa de intimidar o Poder Judiciário."

  • Celso Vilardi, advogado de Jair Bolsonaro
STF contraria defesa de Bolsonaro e mantém delação de Cid; decisão fica para amanhã
Foto: Antonio Augusto/STF

"O presidente Jair Bolsonaro foi o presidente mais investigado da história do país."

"Eu entendo a gravidade de tudo que aconteceu no 8 de janeiro, mas não é possível que se queira imputar a responsabilidade ao presidente da República o colocando como líder de uma organização criminosa quando ele não participou dessa questão do 8 de janeiro."

  • Matheus Mayer Milanez, advogado de Augusto Heleno
STF contraria defesa de Bolsonaro e mantém delação de Cid; decisão fica para amanhã
Foto: Antonio Augusto/STF

"Eu recordo muito de uma série que está passando em um grande streaming, em que cientistas querem chegar a uma conclusão e eles vão construindo provas para se chegar nessa conclusão. Então, o objetivo é: provar que a terra é plana. Se faz inúmeros experimentos, inúmeros estudos para se provar que a terra é plana. O que está acontecendo no presente caso é o terraplanismo argumentativo."

  • Andrew Fernandes Farias, advogado de Paulo Sérgio Nogueira
STF contraria defesa de Bolsonaro e mantém delação de Cid; decisão fica para amanhã
Foto: Antonio Augusto/STF

"Eu gostaria de agradecer a cordialidade, a galhardia e a atenção com que fui recebido pelos ministros da Primeira Turma, que me fez lembrar de uma obra que gosto muito, a clássica peça de Shakespeare, Hamlet. É o diálogo entre o príncipe Hamlet e o lorde Polônio, quando os artistas estão chegando da cidade. Nesse momento, Hamlet fala para ele: 'Cuida bem deles'. O lorde Polônio responde: 'Príncipe, pode ficar tranquilo que eu vou tratá-los como eles merecem'. Então, o príncipe responde: 'Por favor, não faça isso, porque se tratarmos as pessoas como elas merecerem, ninguém escapa do chicote."

  • Demóstenes Torres, advogado de Almir Garnier Santos
Primeiro dia de julgamento no STF
Foto: Antonio Augusto/STF

“O fato é que os romancistas da Polícia Federal não quiseram pedir de volta os autos para analisar isso, até porque a Marinha aqui se coloca à disposição para esclarecer esses fatos."

Como é que alguém entra em algo para influenciar os demais e permanece calado? Qual o método que ele teria utilizado para convencer os demais? Telepatia? Porque ele ficou calado.

"Tem que ter elementos mínimos; contra o almirante Garnier só há invencionices e não precisa mergulhar na prova para isso, não. Isso está na denúncia."

  • Cármen Lúcia, ministra do STF
Cármen Lúcia, ministra do STF
Foto: Antonio Augusto/STF

"Eu vou retificar que se a Sua Excelência já estava aqui com o ministro Nelson Jobim, eu sucedi o ministro Nelson Jobim, quer dizer que a Sua Excelência não estava se formando, há um pequeno lapso no calendário de Sua Excelência."

Moraes manda recado a ‘milícias digitais estrangeiras’ em julgamento: ‘Brasil é um País soberano’
Video Player
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se