Vídeo antigo de protesto de indígenas em Brasília volta às redes como se fosse atual

Imagens passaram a circular depois que indígenas da etnia Xavante manifestaram apoio aos protestos golpistas contra o resultado da eleição

1 dez 2022 - 17h25
(atualizado às 19h47)

Um vídeo que mostra um protesto de indígenas em Brasília circula nas redes sociais como se fosse recente. As cenas foram gravadas em 25 de agosto de 2021, durante atos contra o julgamento de uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o chamado "marco temporal", que dificulta a demarcação de terras de povos originários, e circulam no TikTok desde então. As imagens passaram a circular depois que indígenas da etnia Xavante manifestaram apoio aos protestos golpistas contra o resultado da eleição, na quarta-feira (30), em frente ao Congresso Nacional.

Até esta quinta-feira (1º), a postagem com o conteúdo enganoso acumulava 78,5 mil visualizações e 8.000 curtidas no Instagram, além de circular também no TikTok.

Publicidade

A grande população indígena invadindo Brasília. Parabéns aos índios que estão nesta luta.
Reprodução de postagem enganosa sobre protestos indígenas que não correspondem aos protestos recentes realizados em Brasília (DF)
Reprodução de postagem enganosa sobre protestos indígenas que não correspondem aos protestos recentes realizados em Brasília (DF)
Foto: Aos Fatos

Um vídeo antigo de um protesto de indígenas em Brasília circula como se fosse recente. As imagens foram gravadas em 25 de agosto de 2021, durante manifestações contra a aprovação do chamado marco temporal no STF, e foram compartilhadas no TikTok.

O julgamento envolvia a posse da Terra Indígena Ibirama, em Santa Catarina, e o resultado poderia definir que apenas os espaços ocupados em outubro de 1988 poderiam ser delimitados. Durante os dias de manifestação, povos indígenas interditaram todas as pistas que davam acesso ao Congresso Nacional e pediam o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O vídeo voltou a circular depois que indígenas da etnia Xavante manifestaram apoio aos protestos golpistas que querem a anulação do resultado do segundo turno da eleição presidencial. Enquanto nos protestos de 2021 cerca de 6.000 indígenas acamparam na Esplanada dos Ministérios, nos atos de quarta-feira (30) foram cerca de 250 pessoas no local.

Publicidade

Referências:

1. TikTok

2. Agência Brasil

3. Aos Fatos

4. G1

5. Poder360

TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações