Não é recente nem foi gravado na Turquia um vídeo que mostra pessoas correndo durante um tremor de terra, que tem sido difundido por publicações nas redes sociais com a falsa descrição. As cenas, na realidade, mostram o efeito causado por um terremoto que atingiu o Nepal em 2015.
Posts com a atribuição enganosa acumulavam 10 milhões de visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (17).
Um vídeo que mostra pessoas correndo na rua durante um tremor de terra tem sido difundido por publicações nas redes como se mostrasse o terremoto que atingiu a Turquia em 7 de fevereiro de 2023, o que é falso. As imagens mostram, na verdade, um terremoto no distrito de Gorkha, no Nepal, em 25 de abril de 2015. A data da filmagem, inclusive, aparece no canto superior direito do vídeo.
Na época, o tremor de terra de 7,8 de magnitude na escala Richter afetou 8 milhões de pessoas, deixando 20 mil feridos e mais de 8.000 mortos. Já o terremoto que atingiu a Turquia e a Síria teve a mesma magnitude, mas resultou em mais perdas humanas. Já são mais de 40 mil mortos, 50 mil feridos e 2 milhões de desabrigados.
Em checagens anteriores, o Aos Fatos verificou que fotos de cachorros em escombros registradas na República Tcheca e vídeos de terremotos e desabamentos de prédios em outros países em anos anteriores também têm sido atribuídos falsamente à Turquia.
Referências:
1. YouTube
3. G1
4. Poder360