Vídeo: Lixeira é transformada em "Parada de ônibus" na Região Metropolitana de Porto Alegre

A cena é inusitada e ao mesmo tempo revoltante. Na parada 92 da Avenida Ely Corrêa, em Gravataí, passageiros são obrigados a esperar o coletivo sob uma estrutura que abriga uma lixeira de um condomínio empresarial.

11 jan 2025 - 16h48

Tudo começou na metade de 2024, quando a construção de calçadas na região motivou a alteração do ponto onde ficava a antiga parada de ônibus. Naquele local, por ser próximo a uma curva, eram frequentes os acidentes, além de dificultar a visualização da chegada dos coletivos. Para resolver o problema, o ponto foi deslocado para mais adiante, com um devido recuo na calçada, para facilitar a aproximação dos ônibus. Contudo, passados vários meses, ainda não foi instalado o abrigo neste local e nem virou um efetivo novo ponto de parada.

Foto: Reprodução/Rede Social/@reporterlelepereira / Porto Alegre 24 horas

Isso acaba causando muitos transtornos para os passageiros, pois em dias de sol e chuva, eles se obrigam a buscar refúgio sob um pequeno telhado de uma lixeira de um condomínio empresarial, que fica ao lado da antiga parada.

Publicidade

A reportagem esteve no local e conversou com passageiros. Para Everaldo Silva, a maior dificuldade é em dias de chuva: "Somos obrigados a ficar em baixo desta lixeira, que nem foi feita para isso", reclamou. Segundo ele, o local recebe dezenas de trabalhadores que chegam e voltam do trabalho.

A reportagem levou o assunto até o Secretário da SGCOM, Evandro Soares, que explicou o atraso. Segundo ele, a parada seria instalada em um novo local, com maior visibilidade para embarque e desembarque. Um recuo chegou a ser feito na calçada, mas não foi instalada a cobertura, pois decidiram atender à solicitação dos usuários para que ela ficasse mais próxima do ponto habitual, de melhor acesso dos passageiros. Para isso, um novo recuo precisará ser feito neste local. Ainda, segundo ele, a realização desta obra já está no cronograma da Secretaria responsável, em caráter de urgência.

A reportagem seguirá acompanhando o desfecho deste caso.

Veja o vídeo:

Publicidade

Reportagem exclusiva Lelê Pereira - @reporterlelepereira

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se