Parte do vão central da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão, desabou na tarde deste domingo, 22. Ao menos duas pessoas morreram e 8 estão desaparecidas. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e Centro Tático Aéreo (CTA) foram acionadas para trabalhar no resgate das vítimas e na avaliação da estrutura.
-
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Entre os mortos estão: uma mulher de 25 anos e outra vítima também do sexo feminino, que não teve a idade confirmada, informou a Polícia Militar de Tocantins. Um homem de 36 anos foi resgatado com vida e levado ao hospital em Estreito, no Maranhão. Ele sofreu fratura na perna.
As autoridades acreditam que há 5 veículos submersos no rio Tocantins. O número de desaparecidos, até o momento estimado em 8 pessoas, também pode aumentar. "Somente com o resultado das operações de mergulho teremos como comprovar o número total de desaparecidos", explicou o governador do Maranhão Carlos Brandão (PSB).
Vídeos mostram o desabamento
Vídeos do momento em que a ponte desaba circulam nas redes sociais. Um deles foi gravado pelo vereador de Aguiarnópolis Elias Junior (Republicanos) gravava um vídeo, denunciando as rachaduras e problemas de infraestrutura na ponte, quando percebeu que a ponte iria cair e correu em busca de abrigo.
"Olha, Elias! Sai daí! Sai de perto! Meu Deus do céu”, grita a pessoa que realiza a filmagem. Outros vídeos mostram o desabamento de outro ângulo. Confira abaixo!
O cara está denunciando o problema da ponte, no momento exato em que a ponte cai!
Isso aconteceu no Estreito/MA! pic.twitter.com/nZGYUGD6Ba
— Rafael (@Rafa_Krvalho) December 22, 2024
Por outro ângulo, o momento em que a ponte cai! pic.twitter.com/lSNtRw2UwU
— Rafael (@Rafa_Krvalho) December 22, 2024
Interdição e rotas alternativas
A ponte, que tem 533 metros de extensão, faz parte da rodovia BR-226. Após o acidente, a BR-226/TO foi totalmente interditada. A informação foi confirmada pelo ministro dos transportes, Renan Filho, ao compartilhar nota do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nas redes sociais.
"O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta para interdição total na BR-226/TO, na ponte sobre o Rio Tocantins, neste domingo (22). O vão central da ponte que liga as cidades de Estreito/MA e de Aguiarnópolis/TO, com 533 metros de extensão, cedeu nesta tarde. Equipes da autarquia estão se deslocando para o local visando avaliar a situação, apurar as possíveis causas e tomar as medidas necessárias", disse, o ministro.
Com a interdição, o DNIT pede que os motoristas usem rotas alternativas. "Tocantins: os usuários devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis/TO a Luzinópolis/TO, chegar na BR-230/TO e seguir até o km 101 (cidade de São Bento/TO). Em seguida pegar a direita, sentido Axixá/TO e Imperatriz/MA. Maranhão: Os usuários devem acessar a BR-226/MA em Estreito/MA até Porto Franco/MA. De Porto Franco/MA os usuários devem seguir pela BR-010/MA até Imperatriz/MA", diz o DNIT, em nota.
Ponte do estreito entre Maranhão e Tocantins caí. Misericórdia pic.twitter.com/c29cFjlTb9
— Warley 33 (@WarleyJose14) December 22, 2024