Já não era sem tempo. A próxima edição da principal premiação da música sul e centro-americana, o Grammy Latino, passará a premiar especificamente músicas em português e compositores em sua 24ª edição. O prêmio acontece em Novembro.
A nova categoria, que mais interessa aos artistas brasileiros, é de “Melhor Interpretação de Música Urbana em Língua Portuguesa”.
Além de outras alterações, a mais significativa é o reconhecimento pela primeira vez dos compositores e não somente de intérpretes, que estão sempre à frente dos holofotes.
Os requisitos são que o compositor concorrente tenha um mínimo de seis canções recém escritas, nas quais tenha crédito de autor ou co-autor e não de produtor, engenheiro ou intérprete.
"Nosso compromisso é servir e representar adequadamente os criadores da música latina", afirma Manuel Abud, CEO da Academia Latina da Gravação. "Temos o prazer de apresentar essas novas categorias que refletem a constante evolução de nossa música", diz.
Outras novas categorias são “Melhor Canção de Cantor e Compositor” e “Melhor Álbum de Engenharia de Produção”.
Para a categoria “Álbum do Ano”, os concorrentes devem conter ao menos 51% de tempo de reprodução de material recém-gravado.