A start-up Mobiauto, uma das maiores marketplaces do mercado de automóveis do País, realizou um estudo durante o ano passado que mostra uma mudança importante no comportamento do consumidor de veículos usados.
De acordo com a empresa, durante 2022 o levantamento mapeou milhares de anúncios da plataforma para descobrir quais foram os 100 modelos e versões que mais chamaram a atenção dos compradores potenciais (sem considerar se a negociação foi concretizado, de fato).
Baseando-se nessas estatísticas, que definem tendências de compra e, por consequência, facilidade de revenda, os técnicos da Mobiauto constataram que o consumidor brasileiro passou a adotar um novo comportamento, já que na lista elaborada pelos pesquisadores, 51 modelos (praticamente a metade) não são mais produzidos.
“Você já deve ter ouvido falar que carro fora de linha vira ‘mico’ no Brasil, certo? Errado! Dos dez mais procurados em 2022, você encontra seis modelos descontinuados”, afirmou Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, que coordenou a pesquisa. Ele se refere a Volkswagen Gol, Fiat Palio, Chevrolet Celta, Ford EcoSport (ainda o SUV mais procurado do país!), Ford Ka e Fiat Uno. Confira a lista:
1. VW Gol 3,71%
2. Fiat Palio 2,73%
3. Fiat Strada 2,45%
4. Chevrolet Celta 2,35%
5. Ford EcoSport 2,26%
6. Ford Ka 2,13%
7. Chevrolet Onix 2,11%
8. Renault Kwid 1,98%
9. Fiat Uno 1,90%
10. Renault Logan 1,89%
Ainda de acordo com a Mobiauto, é natural que um levantamento como esse resulte em um bom desempenho dos modelos das quatro grandes marcas (Fiat, Chevrolet, Volkswagen e Ford) por conta dos tamanhos das frotas.
Explicando: a frota de VW Gol – produzido entre 1980 e 2022 – é muito maior que a do Renault Kwid, que foi lançado no País em 2017. Assim, não é à toa que o campeão de vendas da Volkswagen ficou na primeira colocação, com 3,71% de todas as buscas de clientes em 2022.
Outro fator – que não foi mencionado na pesquisa, mas que certamente influenciou no resultado – é a oferta reduzida de opções acessíveis entre os veículos novos, tendência que vem crescendo e levando, consequentemente, cada vez mais consumidores a escolherem modelos seminovos e usados.
O levantamento da start-up mostrou ainda que na pesquisa por um veículo de ano-modelo específico, o mais procurado foi o Renault Kwid com quatro anos de uso. O subcompacto produzido em 2019 liderou o levantamento de procura por anos específicos.
“O VW Gol aparece apenas na 7ª posição, ano-modelo 2013. Essa é a prova de que ele lidera o ranking geral por ter sido fabricado por décadas. Mas o interesse isolado sobre um ou outro ano é bem menor”, explicou Castro Jr.