Corolla híbrido ou Corolla 2.0? Essa foi a dúvida que a Toyota colocou na cabeça dos consumidores brasileiros quando lançou a nova geração do carro. Até o preço sugerido é igual: R$ 124.990 na versão Altis, tanto a Hybrid 1.8 quanto a Dynamic Force 2.0. Mas eles não são absolutamente iguais. E uma das diferenças está exatamente no preço. Por esse valor, o Corolla híbrido vem sem o pacote premium, que inclui: sensor de chuva, teto solar elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e alguns detalhes de acabamento.
Com esses itens, o Corolla híbrido passa a custar R$ 130.990, ou seja, R$ 6.000 a mais. Mas não se decida por isso. Afinal, essa diferença pode ser facilmente descontada no valor do IPVA (R$ 5.000 para o 2.0 e R$ 2.500 para o híbrido) e pelo menor consumo de combustível. Portanto, se for escolher o Corolla híbrido, escolha o completo. Outra diferença importante é que o carro híbrido é liberado do rodízio em São Paulo, por exemplo. Quanto ao temor de ficar sem carga na bateria do Corolla híbrido, não se preocupe: ele é um híbrido convencional, que recarrega sozinho, portanto não precisa ser ligado na tomada (híbrido plug-in).
Agora vamos às verdadeiras diferenças. Elas podem ser divididas em dois itens: desempenho e consumo. Quando falamos em desempenho, estamos tratando basicamente de motor, câmbio e peso. O Corolla híbrido usa um motor 1.8 a combustão acoplado a dois motores elétricos, enquanto o Corolla convencional utiliza apenas um motor 2.0 a combustão. Ambos são flex, portanto podem rodar com gasolina ou etanol. Para quem tem um Corolla 2.0 da geração anterior, a compra do novo Corolla híbrido significará um perda de potência de 31 cavalos com etanol e de 21 com gasolina. Já a compra do novo Corolla 2.0 resultará num ganho de 24 cv quando abastecido com etanol e de 26 quando abastecido com gasolina. Veja os números do Corolla híbrido e do Corolla com motor a combustão.
Item | HIBR | COMB |
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Motor | 1.8 flex | 2.0 flex |
Motor extra | 2 elétricos | - |
Câmbio |
CVT 1 marcha |
CVT 10 marchas |
Potência | 122 cv | 177 cv |
Torque | 142 Nm | 210 Nm |
Peso/potência | 14,3 kg/cv | 7,9 kg/cv |
0-100 km/h | 12s0 | 9s2 |
Vel. máxima | 180 km/h | 208 km/h |
Os números acima mostram que o Corolla híbrido não é indicado para quem gosta de altas velocidades. Ele roda melhor na cidade, onde os baixos regimes do motor reduzem a grande diferença de torque e potência. Para quem viaja com frequência e tem necessidade de bastante potência para ultrapassagens, o Corolla flex é um carro muito mais seguro, devido às rápidas respostas do motor 2.0. O Corolla híbrido fica distante na aceleração até mesmo da antiga geração do Corolla 2.0, que era apenas 0,4 segundo mais lento do que o novo. Um carro acelera mais rápido ou mais lentamente de acordo com a sua relação peso/potência. Quanto menos quilos o motor tiver que empurrar, mais rápido ele será. E o Corolla híbrido tem quase o dobro da relação peso/potência do novo Corolla flex. Tudo isso, entretanto, também influencia no consumo. Veja abaixo os números do Corolla híbrido e do Corolla com motor a combustão.
Item | HIBR | COMB |
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Tanque | 43 litros | 50 litros |
Autonomia Mauá | 20,8 km/l | n/d |
Autonomia cidade | 16,3 km/l | 11,6 km/l |
Autonomia estrada | 14,5 km/l | 13,9 km/l |
Alcance cidade | 701 km | 580 km |
Alcance estade | 624 km | 695 km |
Consumo médio (gasolina) |
5,8 litros / 100 km |
7,8 litros / 100 km |
Os dados de consumo do Corolla híbrido são muito melhores do que os do Corolla 2.0, principalmente na cidade. Explica-se: como o carro roda em velocidades mais baixas, o sistema híbrido funciona automaticamente e passa a usar os motores elétricos em muitas situações. No teste realizado pelo Instituto Mauá, que reflete com mais exatidão a realidade dos carros híbridos modernos, o Corolla híbrido fez média de 20,8 km/l na cidade. Na estrada, as velocidades maiores prejudicam o híbrido devido ao sistema utilizado pela Toyota, que aciona o motor a combustão quando sente que o motorista precisa de potência. Esse último ítem apenas reforça as melhores características do Corolla híbrido para a cidade e do Corolla 2.0 para a estrada.
Vale dizer ainda que o Corolla híbrido é 35 kg mais pesado do que o 2.0, mas tem menor capacidade de reboque (leva apenas 400 kg, contra 700 kg do flex). Quanto ao mercado, o Corolla híbrido já é o mais vendido do Brasil e significa o futuro do automóvel, enquanto o Corolla convencional ainda tem o paradigma na queima de combustível, que em breve ficará no passado. Depende agora do seu perfil.
Quer potência? Compre o 2.0. Quer economia? Compre o híbrido. Roda mais na estrada? Compre o 2.0. Roda mais na cidade? Compre o híbrido. Gosta de velocidade? Compre o 2.0. Prefere rodar mais devagar? Compre o híbrido. Agora, se você não quiser o novo Corolla topo de linha, aí a única opção é o 2.0 flex, nas versões mais baratas.