Uma entrevista concedida pelo CEO global da Fiat à revista Auto Express pode ser um fio de esperança para os fãs do Uno, que teve sua produção encerrada com a série especial Ciao. Olivier François disse ao jornalista Luke Wilkinson que o conceito Centoventi pode retornar com um nome clássico da marca italiana.
Segundo a revista, a Fiat planeja uma série de veículos baseados no Centoventi. Um deles poderia ser um Panda SUV com propulsão 100% elétrica. Na Itália, o Fiat Panda surgiu no início dos 1980 e o Uno veio três anos depois para ser um "Fiat Panda maior". Ambos foram criados pelo designer Giorgetto Giugiaro. Dentro da Fiat, o Panda era o “Tipo Zero” e o Uno era o “Tipo Uno”. Havia também o Tipo “Due” (vendido no Brasil como Fiat Tipo) e o Tipo “Tre” (Tempra).
O nome Panda SUV, entretanto, é uma aposta da Auto Express. “O que é certo é que agora tenho a possibilidade de inventar um novo nome ou explorar algum nome lendário do passado”, disse François. “Estou mais inclinado para o segundo, porque realmente temos esses modelos favoráveis, com muitos clientes satisfeitos.” Claro que há outros nomes possíveis, mas o Uno é um deles.
A ideia da Fiat é criar carros elétricos acessíveis. Por isso, a próxima geração de veículos elétricos da marca italiana vai ser baseada na plataforma do Fiat 500e com as ideias exibidas no conceito Centoventi. Segundo a revista inglesa, os próximos carros da Fiat renunciarão ao design arredondado (como do Uno Ciao) em nome da praticidade absoluta.
A ideia é fazer carros práticos, baratos e robustos, exatamente como eram os Fiat Uno e Panda nos anos 80. Vale dizer também que, ao contrário do Panda, que segue em produção, o Fiat Uno foi produzido na Itália somente até 1995. Portanto, para o consumidor italiano, o nome Uno é clássico e o nome Panda é atual.
Outra possibilidade é que haja também uma versão maior baseada no conceito Centoventi. Daí especula-se até a volta do nome Punto, que também teve boa aceitação no Brasil. Portanto, deve haver um ou dois modelos ampliados que usarão as plataformas CMP e e-CMP da Stellantis (já usadas nos Peugeot 208 e 308).
Ainda não se sabe qual é o modelo, mas a Fiat já tem o projeto de um pequeno SUV para ser produzido a partir de 2023 em sua fábrica de Tychy, na Polônia, que atualmente abriga o Fiat 500 a combustão e o Lancia Ypsilon.