O futuro da picape Saveiro tem sido um dos assuntos mais quentes nas reuniões da Volkswagen do Brasil nos últimos tempos. Especialmente depois que a Fiat lançou a nova Strada com estrondoso sucesso, a Saveiro passou a merecer maior atenção em São Bernardo do Campo (SP), sede da empresa. Que fazer com a Saveiro? Vale a pena reestilizar? Vale a pena apostar numa nova geração?
O segmento de picapes é um dos mais lucrativos do momento. Ele é dividido em quatro categorias com poucos modelos em cada uma: pequenas, compactas, médias e grandes. A Saveiro está no segmento de picapes pequenas, as chamadas picapinhas. Mas, depois que a Fiat lançou a nova Strada, a categoria alcançou outro patamar. A Saveiro sentiu. E bastante.
Este ano, a Volkswagen Saveiro tem apenas 21,3% da categoria com 7.499 vendas. A liderança é da Fiat Strada com 76,9% ou 27.078 vendas. Com apenas 1,8% ou 652 vendas, a Chevrolet Montana praticamente deu adeus. Ela será substituída por uma picape maior, baseada no Chevrolet Tracker, e deve competir diretamente com a Fiat Toro. A Volkswagen também terá uma anti-Toro, a picape do projeto Tarok. É possível que a Volks opte por manter o nome Saveiro no que é hoje o projeto Tarok.
Se isso acontecer, a Fiat Strada ficará sozinha no segmento. Por isso, a Volkswagen deve lançar ainda este ano uma reestilização da Saveiro. O designer brasileiro Kleber Silva já fez até uma projeção de como seria a nova Saveiro reestilizada. Ele seguiu as tendências de design atuais da Volkswagen e deixou a Saveiro mais interessante.
Segundo o site Autos Segredos, a nova Volkswagen Saveiro reestilizada deve manter apenas o motor 1.6 MSI. A renderização do artista mostra a versão topo de linha da Saveiro, a Cross Cabine Dupla. Kleber Silva nominou-a como Saveiro Cross 2023. Faz sentido, pois a atual Saveiro já está na linha 2022. A versão Cross CD custa R$ 99.390 e usa o motor 1.6 MSI aspirado flex de 110/120 cv (gasolina/etanol).
As outras três versões usam o motor 1.6 de 101/104 cavalos: Robust Cabine Simples (R$ 62.690), Robust Cabine Dupla (R$ 77.990) e Trendline Cabine Simples (R$ 75.390). Esse motor deve ser abandonado, por ser mais antigo. A tendência é que a Saveiro reestilizada tenha menos versões também. A Trendline é a mais ameaçada de sair de linha.
Há apenas um ano, antes do lançamento da nova Strada, a Volkswagen Saveiro detinha 35,3% das vendas da categoria. A liderança era da Fiat Strada com 59,6%. Esses números são os mais fortes argumentos colocados nas reuniões de São Bernardo do Campo para mostrar que está mesmo na hora de mexer na Saveiro.