Comprar uma Fiat Strada seminova pode acabar saindo mais caro do que uma unidade zero quilômetro. É o que indica um levantamento feito pela empresa KBB Brasil, que analisou os preços de 11 picapes vendidas no Brasil e chegou a uma conclusão atípica para o mercado. Alguns modelos usados do segmento estão mais caros do que os equivalentes novos.
Dentre os modelos analisados, o destaque fica para a Fiat Strada 2021. A picape compacta na versão Endurance de cabine simples pode ser encontrada com preço até 3,51% acima do valor de uma unidade nova. Além dela, a Renault Duster Oroch 2022, que atualmente é vendida em versão única, também pode ser encontrada mais valorizada de segunda mão do que zero quilômetro, com disparidade de até 3,27%.
Picape | Preço zero km | Preço revenda | Diferença |
Chevrolet S10 High Country 2.8 4x4 AT CD 2021 | R$ 236.887 a R$ 239.280 | R$ 228.783 a R$ 237.027 | +0,06% |
Fiat Strada Endurance CS 2021 | R$ 68.988 a R$ 69.685 | R$ 67.261 a R$ 71.411 | +3,51% |
Ford Ranger Storm 3.2 4x4 AT CD 2021 | R$ 189.674 a R$ 191.590 | R$ 185.682 a R$ 193.178 | +1,85% |
Renault Duster Oroch Dynamique 1.6 MT CD 2022 | R$ 87.694 a R$ 88.580 | R$ 85.711 a R$ 90.561 | +3,27% |
Toyota Hilux SRV 4x2 2.7 AT CD 2021 | R$ 172.844 a R$ 174.590 | R$ 170.127 a R$ 177.305 | +2,58% |
Volkswagen Amarok Extreme 4x4 3.0 V6 AT CD 2021 | R$ 258.905 a R$ 261.520 | R$ 253.690 a R$ 262.290 | +1,31% |
Volkswagen Saveiro Robust 1.6 8V MT CS 2022 | R$ 61.172 a R$ 61.790 | R$ 57.812 a R$ 61.566 | +0,64% |
De acordo com a tabela, é possível verificar que a diferença entre o preço zero quilômetro mais baixo e o preço mais alto praticado por lojistas. No total, 7 das 11 picapes analisadas apresentaram valorização em relação às unidades novas. Vale lembrar que a pesquisa compara preços de carros do mesmo ano-modelo, ou seja, as unidades seminovas também são modelos 2021 ou 2022.
Dentre os possíveis motivos para esse comportamento atípico do mercado, estão fatores como a pandemia do coronavírus, além dos aumentos dos custos e do câmbio da moeda. Além disso, soma-se o desequilíbrio entre oferta e demanda tanto de unidades novas quanto usadas. Os impactos da pandemia no fornecimento de matéria-prima para a produção de veículos já forçaram a paralisação das linhas de montagem de modelos como a própria Fiat Strada.
Neste contexto, a fila e o tempo de espera para algumas picapes novas podem fazer com que ofertas de alternativas seminovas, com baixa quilometragem, se valorizem, sobretudo num momento em que o mercado de usados também está aquecido, com forte demanda, sobretudo pelo setor do agronegócio. De acordo com a Fenabrave, o segmento de picapes representou 14,68% do total de vendas de carros novos em 2020, ante 12,89% em 2019.