Toyota lança Yaris Cross, que faz 30,8 km/l de gasolina

Novo utilitário esportivo compacto tem versões 1.5 convencional e híbrida, com tração dianteira ou 4x4, e estreia no Japão por R$ 93 mil

31 ago 2020 - 16h59
(atualizado às 17h18)
Toyota Yaris Cross em sua versão topo de linha: visual moderno, porém conservador.
Toyota Yaris Cross em sua versão topo de linha: visual moderno, porém conservador.
Foto: Toyota / Divulgação

Enquanto a Toyota do Brasil mantém o segredo sobre seu futuro SUV no Brasil, a Toyota do Japão revelou nesta segunda-feira (31) os detalhes e preços do novo Yaris Cross. O carro é um SUV compacto que chega ao mercado japonês com duas opções de motorização. A primeira é convencional e utiliza um motor 1.5 turbo de 120 cv com câmbio CVT direct shift (como o do novo Corolla nacional). A segunda utiliza um sistema híbrido, também com motor 1.5, oferecendo 116 cv de potência combinada. 

No Japão, o carro terá três versões de acabamento. O Yaris Cross 1.5 turbo parte de R$ 93.000 com tração dianteira e de R$ 105 mil com tração 4x4. Já o híbrido parte de R$ 118 mil com tração dianteira e de R$ 130 mil com tração 4x4 (batizada de E-Four). Na configuração 4x2 o Yaris Cross é capaz de fazer 30,8 km/l de gasolina. O Yaris Cross usa a mesma plataforma do Yaris hatchback europeu (GA-B).

Publicidade
Toyota Yaris Cross: versão híbrida pode fazer 30,8 km/l de gasolina.
Foto: Toyota / Divulgação

O novíssimo Toyota Yaris Cross tem 4,180 m de comprimento, 1,765 m de largura, 1,560 m de altura e 2,560 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 390 litros. Seria uma surpresa se este fosse o novo SUV da Toyota para o mercado brasileiro -- as principais fichas estão sendo apostadas no Corolla Cross, revelado este ano na Tailândia. Porém, o paradigma dos SUVs está mudando e estão surgindo modelos mais compactos do que médios.  

Yaris Cross lançado no Japão: 4,180 m de comprimento e porta-malas de 390 litros.
Foto: Toyota / Divulgação

O design do Yaris Cross já tinha sido revelado este ano e é mais atualizado do que o do Yaris nacional. Ao contrário do que aconteceu com o C-HR, neste carro a Toyota foi bastante conservadora no visual. Por dentro, o carro também é o mais simples possível, mas parece ser bem funcional. O display multimídia é bem grande, seguindo a tendência atual. O quadro de instrumentos mantém o mostrador analógico. Dependendo da versão, ele vem com muitos equipamentos de segurança, como alerta de colisão e Head Up Display. Pelo menos por enquanto, o Yaris Cross não terá uma versão GR-S (Gazoo Racing Sport), mas a Toyota oferece vários acessórios de personalização do veículo.

Interior do Yaris Cross: simples, porém funcional, com um grande display central tátil.
Foto: Toyota / Divulgação
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se