Enquanto a Toyota do Brasil mantém o segredo sobre seu futuro SUV no Brasil, a Toyota do Japão revelou nesta segunda-feira (31) os detalhes e preços do novo Yaris Cross. O carro é um SUV compacto que chega ao mercado japonês com duas opções de motorização. A primeira é convencional e utiliza um motor 1.5 turbo de 120 cv com câmbio CVT direct shift (como o do novo Corolla nacional). A segunda utiliza um sistema híbrido, também com motor 1.5, oferecendo 116 cv de potência combinada.
No Japão, o carro terá três versões de acabamento. O Yaris Cross 1.5 turbo parte de R$ 93.000 com tração dianteira e de R$ 105 mil com tração 4x4. Já o híbrido parte de R$ 118 mil com tração dianteira e de R$ 130 mil com tração 4x4 (batizada de E-Four). Na configuração 4x2 o Yaris Cross é capaz de fazer 30,8 km/l de gasolina. O Yaris Cross usa a mesma plataforma do Yaris hatchback europeu (GA-B).
O novíssimo Toyota Yaris Cross tem 4,180 m de comprimento, 1,765 m de largura, 1,560 m de altura e 2,560 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 390 litros. Seria uma surpresa se este fosse o novo SUV da Toyota para o mercado brasileiro -- as principais fichas estão sendo apostadas no Corolla Cross, revelado este ano na Tailândia. Porém, o paradigma dos SUVs está mudando e estão surgindo modelos mais compactos do que médios.
O design do Yaris Cross já tinha sido revelado este ano e é mais atualizado do que o do Yaris nacional. Ao contrário do que aconteceu com o C-HR, neste carro a Toyota foi bastante conservadora no visual. Por dentro, o carro também é o mais simples possível, mas parece ser bem funcional. O display multimídia é bem grande, seguindo a tendência atual. O quadro de instrumentos mantém o mostrador analógico. Dependendo da versão, ele vem com muitos equipamentos de segurança, como alerta de colisão e Head Up Display. Pelo menos por enquanto, o Yaris Cross não terá uma versão GR-S (Gazoo Racing Sport), mas a Toyota oferece vários acessórios de personalização do veículo.