Cada vez mais distante do Brasil, a Volkswagen Amarok 2022 começa a dar as caras. Após divulgar um esboço oficial no ano passado, a Volkswagen decidiu mostrar um pouco mais da nova geração de sua picape média. Em uma imagem oficial divulgada pela marca, é possível perceber alguns detalhes da versão de produção, que será produzida na África do Sul e deve ser apresentada ainda em 2021, chegando às lojas só no ano que vem.
Ao que tudo indica, a nova Amarok terá design inspirado nos SUVs da marca alemã. Na dianteira, a imagem adianta que a picape terá um desenho de linhas retas, com direito a uma grade com uma linha de led que conecta os faróis dianteiros. Logo abaixo, a área da placa conta com uma barra preta, enquanto há um aplique cromado na parte inferior do para-choque. Juntas, as peças formam uma espécie de “X”, semelhante ao adotado no Taos.
Em relação ao teaser divulgado pela Volkswagen no ano passado, é possível ver que a região dos faróis de neblina foi levemente alterada, adotando um formato trapezoidal. Já na lateral, o destaque fica para os vincos. Os para-lamas da nova Amarok terão linhas musculosas, e também há uma linha marcante que surge nos faróis e segue até o contorno das janelas de trás. Completam o desenho um rack de teto com luzes de led -- que não deve ser adotado no modelo de produção -- e rodas com acabamento diamantado.
Além disso, o esboço conta com dois detalhes interessantes, que podem passar despercebidos por muitas pessoas. O primeiro deles é o retrovisor, que se assemelha muito ao já utilizado na atual Ford Ranger. Além disso, a imagem também mostra um vinco na região inferior das portas laterais, que novamente se parece com o da picape da Ford. Vale lembrar que as duas picapes compartilharão plataforma e motores de origem Ford, por conta de uma parceria entre as marcas americana e alemã para modelos comerciais.
Com isso, é esperado que a nova geração da Amarok perca até mesmo o motor V6 de 258 cv e 580 Nm de torque. No entanto, nenhum motor foi confirmado até o momento para o modelo, e a marca alemã garante que a picape não será apenas “uma Ranger com logotipo Volkswagen”.
Com apresentação prevista ainda para este ano -- com as primeiras unidades chegando às lojas somente em 2022 -- a nova Amarok tem futuro incerto no Brasil. Ao contrário da Ford Ranger, que terá a nova geração feita na Argentina, a picape da Volkswagen só teve a produção confirmada na África do Sul, deixando de fora a fábrica de General Pacheco, que produz a atual da picape, e também o SUV Taos, que será lançado nos próximos meses.
Por enquanto, há apenas rumores que indicam que a atual geração seguirá por mais algum tempo por aqui, talvez até recebendo uma reestilização. Em 2020, a Volkswagen Amarok ocupa o último lugar no ranking brasileiro de picapes médias.